Aliados sugerem plano B para Cunha se salvar, diz jornal: ameaçar Michel Temer

A "carta na manga" - que teria como principal objetivo evitar a cassação do mandato de Cunha - seria manter a ameaça de apoiar a abertura de um pedido de afastamento contra Temer

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO  – De acordo com informações do jornal O Estado de S. Paulo, os aliados do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), estão fazendo sugestões ao parlamentar para que ele pressione o vice-presidente Michel Temer a cumprir os compromissos firmados para aprovar o impeachment da presidente Dilma Rousseff. 

A “carta na manga” – que teria como principal objetivo evitar a cassação do mandato de Cunha – seria manter a ameaça de apoiar a abertura de um pedido de afastamento contra Temer. Para evitar a cassação do mandato do presidente da Câmara, os aliados exigem que Temer não interfira no Conselho de Ética e não dê nenhuma declaração desfavorável a ele, restringindo-se à fala: “trata-se de um assunto interno da Câmara”.

Por enquanto, não há atrito entre Cunha e Temer, pelo contrário; além disso, o presidente da Câmara confia no vice. Contudo, aliados defendem esta ideia, que surgiu há duas semanas, mais especificamente quando Cunha discutiu com aliados a necessidade de pressionar do plenário do STF (Supremo Tribunal Federal) a reverter a obrigatoriedade sobre a instalação de uma comissão especial para o impeachment de Temer, que foi determinada pelo ministro Marco Aurélio Mello. 

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Especiais InfoMoney:

Carteira InfoMoney rende 17% no 1º trimestre; 5 novos papéis entraram no portfólio de abril

Trader que perdeu R$ 285.000 com Telebras conta como deu a volta por cima

Continua depois da publicidade

André Moraes diz o que gostaria de ter aprendido logo que começou na Bolsa

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.