Alexandre de Moraes suspende inquéritos do Cade e da PF sobre institutos de pesquisa

Presidente do TSE alegou que houve “usurpação de competência” e ausência de justa causa para a abertura de investigações

Fábio Matos

O ministro Alexandre de Moraes toma posse na presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

Publicidade

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, barrou as investigações abertas pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e pela Polícia Federal (PF), a pedido do Ministério da Justiça, sobre a atuação de institutos de pesquisa durante as eleições deste ano.

O despacho de Moraes foi divulgado no fim da noite de quinta-feira (13). De acordo com o magistrado, teria havido “usurpação de competência” por parte dos órgãos, já que essa atribuição caberia à Justiça Eleitoral, e não à PF ou ao Cade. Além disso, o presidente do TSE entende que não há elementos que justifiquem inquéritos sobre os institutos.

O primeiro turno das eleições presidenciais e principalmente os pleitos para governador e senador marcaram discrepâncias em relação às tendências indicadas pelas pesquisas de intenção de votos divulgadas na véspera da votação.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Embora os levantamentos tenham como missão apenas retratar um determinado momento da disputa – e não prever resultados –, os fatos abalaram a imagem das empresas junto à opinião pública. Os institutos alegam que parte do eleitorado decidiu o voto na última hora, houve aqueles que lançaram mão do chamado “voto estratégico” (quando um eleitor muda de voto para evitar o êxito de um candidato indesejado) e as abstenções podem ter afetado de forma desigual as candidaturas.

Moraes tomou a decisão “de ofício” – ou seja, por iniciativa própria, sem que tenha havido contestação por outro órgão. O presidente do TSE também determinou que a Corregedoria-Geral Eleitoral e a Procuradoria-Geral Eleitoral apurem se houve abuso de poder político com o intuito de favorecer a candidatura à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL), crítico das pesquisas eleitorais.

“Patente, portanto, a competência desta Corte Eleitoral para, no exercício de seu poder de polícia, disciplinado no art. 23 do Código Eleitoral, fazer cessar as indevidas determinações realizadas por órgãos incompetentes e com indicativos de abuso de poder político e desvio de finalidade”, anotou o ministro.

Continua depois da publicidade

A investigação foi pedida pelo ministro da Justiça, Anderson Torres, e instaurada pela PF na quinta-feira (13). No pedido, a pasta diz que “a divulgação de pesquisa fraudulenta constitui crime, punível com detenção de seis meses a um ano e multa”.

Já no Cade, a investigação foi aberta por determinação do presidente do órgão, Alexandre Cordeiro, e tinha como alvos três institutos de pesquisa: Datafolha, Ipec (ex-Ibope) e Ipespe. Segundo o Cade, haveria indícios de que as empresas teriam formado um “cartel” para “manipular as eleições”.

“Ambas as determinações – Ministério da Justiça e Cade – são baseadas, unicamente, em presunções relacionadas à desconformidade dos resultados das urnas com o desempenho de candidatos retratados nas pesquisas, sem que exista menção a indicativos mínimos de formação do vínculo subjetivo entre os institutos apontados ou mesmo práticas de procedimentos ilícitos”, rebateu Moraes em seu despacho.

“Tais medidas açodadas, além da incompetência dos órgãos que as proferiram e da flagrante usurpação das funções constitucionais da Justiça Eleitoral, parecem demonstrar a intenção de satisfazer a vontade eleitoral manifestada pelo chefe do Executivo e candidato a reeleição, podendo caracterizar, em tese, desvio de finalidade e abuso de poder por parte de seus subscritores”, completou o presidente do TSE.

Em entrevista a um podcast, o presidente Jair Bolsonaro criticou a decisão. “Começou aí o Cade e a PF a investigar institutos de pesquisa. O que ele [Moraes] fez? Não pode investigar. Ou seja, os institutos vão continuar mentindo, e nessas mentiras quantos votos não arrastam para o outro lado?”, afirmou.

Bolsonaro disse ainda que Moraes tem ligações com o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB), candidato a vice na chapa de Lula. “Foi secretário de Segurança do Alckmin em São Paulo. Nós sabemos para quem advogava no passado. Na verdade, não é o Alckmin e o Lula, é o Alexandre de Moraes e o Lula. Essa é a verdade”, disse.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Fábio Matos

Jornalista formado pela Cásper Líbero, é pós-graduado em marketing político e propaganda eleitoral pela USP. Trabalhou no site da ESPN, pelo qual foi à China para cobrir a Olimpíada de Pequim, em 2008. Além do InfoMoney, teve passagens por Metrópoles, O Antagonista, iG e Terra, cobrindo política e economia. Como assessor de imprensa, atuou na Câmara dos Deputados e no Ministério da Cultura. É autor dos livros “Dias: a Vida do Maior Jogador do São Paulo nos Anos 1960” e “20 Jogos Eternos do São Paulo”.