Alexandre de Moraes determina quebra de sigilo bancário de deputados bolsonaristas, diz jornal

Segundo o jornal O Globo, iniciativa visa apurar se os parlamentares atuaram no financiamento de manifestações que pediram fechamento do STF e do Congresso

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou, nesta terça-feira (16), a quebra do sigilo bancário de deputados federais bolsonaristas, no âmbito do inquérito que apura a realização de atos antidemocráticos.

Conforme noticia o jornal O Globo, a iniciativa visa apurar se os parlamentares atuaram no financiamento das manifestações ilegais que pediram o fechamento do STF e do Congresso Nacional e a volta do AI-5.

A decisão foi tomada em conjunto com a autorização de ações de busca e apreensão cumpridas pela Polícia Federal mais cedo em endereços ligados a 21 alvos relacionados aos atos investigados. A operação batizada de Lume foi solicitada pela Procuradoria-Geral da República, que conduz as investigações abertas em abril.

Continua depois da publicidade

Um dos alvos das buscas foi o deputado federal bolsonarista Daniel Silveira (PSL-RJ). Alguns empresários também foram alvos, como Otávio Fakhoury, e o advogado Luís Felipe Belmonte, que tem participado da organização do novo partido do presidente Jair Bolsonaro – o Aliança pelo Brasil. Ontem (15), a PF já havia cumprido mandado de prisão temporária da ativista Sara Fernanda Giromini (conhecida como Sara Winter).

Segundo a reportagem, o magistrado determinou a quebra dos sigilos bancários de ao menos quatro parlamentares aliados do presidente: Bia Kicis (PSL-DF), Carla Zambelli (PSL-SP), Cabo Junio Amaral (PSL-MG) e Otoni de Paula (PSC-RJ). Todos manifestaram apoio aos atos considerados antidemocráticos.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.