Alemanha tem confiança total no BCE, diz porta-voz do governo

BC europeu indicou na semana passada que pode retomar compra de dívida - política a qual os alemães se opõem

Reuters

German flag , closeup

Publicidade

SÃO PAULO – A Alemanha tem confiança total na independência do Banco Central Europeu (BCE), afirmou nesta segunda-feira o porta-voz do governo Georg Streiter, em meio a expectativas de que o banco central adotará ações para diminuir os custos de empréstimo da Espanha e da Itália.

“O governo alemão tem confiança total nas operações independentes do BCE. O BCE está cumprindo suas obrigações”, afirmou Streiter em entrevista.

O presidente do BCE, Mario Draghi, disse na semana passada que o banco central fará o que for necessário, dentro de suas responsabilidades, para salvar o euro, levantando expectativas nos mercados financeiros de que o BCE poderá retomar a compra de títulos de Estados da zona do euro em dificuldade no mercado secundário –política com a qual a Alemanha fica muito desconfortável.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Streiter também reiterou a oposição de Berlim aos eurobônus ou qualquer outra forma de mutualização da dívida da zona do euro –política apoiada por alguns Estados-membros da zona do euro como uma maneira de reduzir seus altos custos de empréstimo.

Ele afirmou que não via bases para lançar uma ação legal contra o BCE sobre as compras de títulos, uma sugestão feita por Joerg-Uwe Hahn, um membro regional dos Democratas Livres, um parceiro pequeno da coalizão de centro-direita da chanceler Angela Merkel.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.