Alas da esquerda querem “passar longe” de Lula em 2018, que vê outro risco à candidatura subir

Enquanto setores da Frente Brasil Popular não querem apoiar candidatura do petista, celeridade no caso do triplex pode levar ao julgamento na segunda instância antes de começar a campanha presidencial

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Líder nas últimas pesquisas eleitorais e considerado o nome mais forte da esquerda, a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está longe de ser uma unanimidade nesse espectro político.

De acordo com a coluna Painel, da Folha de S. Paulo, setores da Frente Brasil Popular ( composto por representantes de diversos setores da esquerda, alguns críticos ao PT) vão trabalhar para que não haja apoio à candidatura do ex-presidente Lula, em meio à leitura de que o aval ao petista dividiria o grupo no ano que vem.

A ala do PT que, em nome de uma aliança em torno de Lula, defende o apoio ao vice-governador de São Paulo Márcio França (PSB) ao governo  sinalizou que desiste de lançar a vereadora petista Marília Arraes ao governo de Pernambuco para fechar de vez o acordo. Já Guilherme Boulos, do MTST, disse em discurso no Congresso do PSOL não ser possível conceber uma candidatura de esquerda que admita alianças com “partidos golpistas”, forma de marcar divergência com o PT e com Lula, que já admite se aliar ao PMDB e a outras legendas que se posicionaram a favor do impeachment.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Aliás, sobre Lula, vale destacar ainda a situação do ex-presidente sobre o julgamento em segunda instância no caso “triplex do Guarujá”, que pode torná-lo inelegível caso a sentença de Sérgio Moro seja confirmada. O desembargador João Pedro Gebran Neto concluiu seu voto no recurso apresentado pelo ex-presidente no TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4.ª Região), indicando que o trâmite no tribunal aponta que o julgamento na segunda instância deverá ocorrer antes do início da campanha presidencial, possivelmente ainda no primeiro semestre de 2018, segundo informa o Estadão, enquanto a Folha de S. Paulo aponta que o julgamento deva ocorrer já em março. 

 

 

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.