Ajuste na forma como está não será aprovado, afirma Renan Calheiros

Presidente do Senado voltou a defender o corte de ministérios e disse que "está na hora do programa 'Menos Ministérios'"

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Para quem acreditava que o clima político caminhava para um momento mais tranquilo, com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) sinalizando que iria fazer um esforço para aprovar o ajuste fiscal, esta terça-feira (24) pode ter sido um total retrocesso nas discussões. Calheiros voltou a criticar a gestão de Dilma Rousseff (PT) hoje e disse que o ajuste fiscal proposto pela petista ao Congresso não será aprovado como está.

Ele voltou a defender a redução à metade do atual número de ministérios. “O Congresso Nacional está pronto para fazer a sua parte. Não há como o Parlamento abrir mão de aprimorar o ajuste fiscal proposto pelo Executivo. O ajuste como está tende a não ser aceito pelo Congresso porque é recusado pelo conjunto da sociedade”, afirmou Calheiros em evento da CNI (Confederação Nacional da Indústria).

Com isso, o governo volta a ficar longe de um acerto para o ajuste fiscal, que tem causado grandes discussões no Congresso neste ano. O pacote de Dilma pretende economizar R$ 67 bilhões ao ano, mas para isso planeja reduzir benefícios trabalhistas e previdenciários, o que tem criado resistência das centrais sindicais e petistas.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Calheiros disse que cabe ao Executivo dar o exemplo e voltou a defender o corte pela metade do atual número de ministérios. “Se aplaudimos recentemente o Mais Médicos, está na hora do programa ‘Menos Ministérios’; 20 no máximo, menos cargos comissionados, menos desperdício e menos aparelhamento”, afirmou.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.