Racionamento?

“Água está garantida”, diz Alckmin sobre crise de abastecimento em São Paulo

Em entrevista para o Estadão, governador exaltou obras realizadas e disse que governo está preparado para chegar até ano que vem com abastecimento

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Nesta segunda-feira (4), o Grupo Estado entrevistou o governador de São Paulo Geraldo Alckmin em sua série Entrevistas Estadão. Candidato à reeleição, o político respondeu diversas perguntas dos jornalistas e, como não poderia deixar de ser, precisou responder a diversas questões sobre a atual situação do abastecimento de água em São Paulo.

Questionado sobre possível racionamento, Alckmin disse que diversas obras foram feitas para garantir o abastecimento. “Enfrentamos um fato climático atípico, porque tivemos um grande calor e pouca chuva. Substituímos muitas áreas que eram atendidas pelo sistema Cantareira por outros. A segunda medida foi o DRP, que o mundo inteiro utiliza e que é importante para evitar desperdício. A terceira medida é que fomos o único Estado que passou a dar um bônus por redução do uso de água”, disse o candidato.

“Conseguimos reduzir o consumo de água. Um conjunto de medidas que nos proporcionou uma redução de 8 metros cúbicos por segundo no sistema Cantareira… A Sabesp e o governo mostraram a capacidade técnica. Nós estamos garantindo o abastecimento”, afirmou. Ele ainda disse que quando o Ministério Público – que sugeriu o racionamento – ver os estudos realizados, irá entender que a postura do governo é correta em não aderir à medida. Diante do cenário, Alckmin concluiu que mesmo em um cenário atípico, a água está garantida.

Aprenda a investir na bolsa

Sobre os investimentos realizados para garantir esse abastecimento, o governador criticou a exploração política do assunto. “Há um ano atrás, a ouvidoria da Sabesp teve 28 mil reclamações, em 2014, 15 mil. Reduziu pela metade as reclamações”, concluiu. Ainda sobre as obras, o candidato afirmou que o governo está preparado para chegar até o começo do ano que vem com abastecimento de água.