Agência de rating japonesa R&I eleva nota do Brasil de BBB- para BBB

Consumo, investimentos e política fiscal responsável deixaram país menos vulnerável a turbulências externas

Publicidade

SÃO PAULO – A agência de rating japonesa Rating & Investment Information elevou nesta quinta-feira (11) a nota de crédito do Brasil de BBB- para BBB, com perspectiva estável, afirmando que o País está menos vulnerável ao cenário externo em função de seu mercado interno robusto.

“Com o crescimento da classe média, um mercado interno robusto está sendo criado no Brasil e o risco de que a economia do país sofra sérios danos em razão de mudanças drásticas no ambiente externo diminuiu”, justifica o comunicado da R&I. “A inflação está enfraquecendo, e graças à um compromisso claro com a lei de responsabilidade fiscal, a posição fiscal do País segue favorável”, completa a agência.

Para a R&I, há dois pilares básicos para o fortalecimento da economia brasileira: consumo e investimentos, além de recorrentes superávits primários. Porém para 2012, a agência preocupa-se com eventuais pressões para aumento no salários do funcionalismo público na esteira de um aumento do salário mínimo com dois dígitos decorrente da inflação acumulada neste ano.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Caminho
Como receita para elevar ainda mais a nota de crédito do País no futuro, a agência recomenda que o Brasil trabalhe para eliminar os gargalos de infraestrutura, através do aumento de investimentos, e mantenha os esforços para mitigar a inflação ainda mais.

“Isso requer um aumento no nível da poupança doméstica, que ainda é baixo atualmente, inferior a 20% do PIB (Produto Interno Bruto), e incentivos um aumento dos investimentos na mesma medida para não haver deterioração da balança comercial”, recomenda a R&I.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.