AO VIVO Renda extra imobiliária: Como montar uma carteira vencedora de FIIs; assista

Renda extra imobiliária: Como montar uma carteira vencedora de FIIs; assista

Agência de classificação de risco chinesa corta rating da Grécia para C

Dagong considera que o país perdeu completamente a solvência e deve preparar-se para uma reestruturação massiva da dívida

SÃO PAULO – A agência de classificação de risco chinesa Dagong anunciou nesta terça-feira (22) que cortou o rating de crédito soberano da Grécia de CCC para C, considerando que o país “perdeu completamente a solvência e deve preparar-se para uma reestruturação massiva da dívida”. A perspectiva é negativa, o que indica que a nota pode sofrer um novo rebaixamento.

“A recessão da economia grega se agravou e não pode retomar um crescimento positivo a médio prazo”, afirma a Dagong, conhecida por ser a primeira agência a cortar o rating dos Estados Unidos. Na avaliação da agência, o novo plano de resgate proposto pela União Europeia não poderá restaurar eficazmente a solvência da Grécia a médio e longo prazos.

A agência considera que os problemas sociais se intensificaram e que a capacidade do governo em controlar as evoluções econômicas e sociais foi drasticamente reduzida, o que impõe grandes dificuldades na implementação bem sucedida do programa de resgate.

PUBLICIDADE

A Dagong prevê déficit orçamentário de 9,2% do PIB (Produto Interno Bruto) grego em 2011, bem superior a meta de 7,5%. Para 2012 e 2013, a estimativa é de 8,5% 7,9%, respectivamente, continuando em patamares altos no médio prazo. 

“Se a reestruturação por parte do governo grego for considerado pela Dagong como default no futuro, o rating de crédito soberano da Grécia será rebaixado para D”, alerta a agência.