Cenário eleitoral

Aécio ou Dilma? “Quem acertar os melhores golpes será o vencedor desta eleição”

Conforme aponta a LCA Consultores, cenário é bastante acirrado para o segundo turno e o resultado final será definido pelo desenrolar da campanha

SÃO PAULO – A pesquisa dos institutos Ibope e Datafolha mostraram que Aécio Neves tem 51% das intenções dos votos válidos ante 49% de Dilma Rousseff (PT). Os levantamentos mostraram que a disputa continua acirrada. 

De acordo com a LCA Consultores, além da modesta vantagem numérica nestas pesquisas, o principal ponto a favor de Aécio nas duas pesquisas é o menor grau de rejeição ao tucano. Segundo o Datafolha, 34% dos eleitores descartam votar em Aécio, enquanto 43% dizem o mesmo a respeito de Dilma. Pelo Ibope, a rejeição é de 32% (Aécio) e 41% (Dilma).

“Fica como desafio para a campanha petista aumentar a rejeição ao candidato do PSDB. Esta tarefa não será fácil tendo em vista as recentes denúncias contra o PT de desvio de recursos da Petrobras feitas por Paulo Roberto Costa e Alberto Youssef. Quanto ao apoio de Marina, estas pesquisas mostraram que percentual expressivo de seus eleitores já migrou para Aécio e está indiferente ao posicionamento formal de Marina. Além disso, o Datafolha mostrou que a importância do apoio formal é relativa, pois 16% dos eleitores poderiam apoiá-lo caso Marina firme um acordo, mas 13% fariam o inverso e deixariam de apoiar o candidato tucano no segundo turno”, afirmam os consultores.

PUBLICIDADE

Mas, para eles, essas primeiras pesquisas reforçam a avaliação a respeito deste segundo turno: os dois candidatos são competitivos, partem de uma situação de equilíbrio e o resultado final será definido pelo desenrolar da campanha. “Quem acertar os melhores golpes contra o adversário na propaganda eleitoral gratuita, nas entrevistas na televisão e nos debates, vencerá a eleição”, conclui.