Perfil

Aécio Neves: o candidato que quer levar o PSDB de volta ao poder após 12 anos

Mineiro de Belo Horizonte, Aécio Neves tem 54 anos e é neto do ex-presidente eleito Tancredo Neves; Aécio foi governador de Minas eleito duas vezes no primeiro turno

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Candidato do PSDB à Presidência da República, o senador Aécio Neves, tem 54 anos e é mineiro de Belo Horizonte. Neto do ex-presidente eleito Tancredo Neves, ele se formou em economia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, aos 24 anos e hoje é pai de três filhos. O primeiro contato com a política ocorreu em 1981, quando aceitou o convite do avô para trabalhar na campanha para o governo de Minas Gerais e, depois, pela Presidência da República.

O senador participou do movimento das “Diretas Já”, no período do regime militar e, em 1986, iniciou sua trajetória no Congresso Nacional, ocupando por quatro mandatos seguidos uma cadeira na Câmara. Filiou-se ao PSDB em 1989. Durante o período de formulação da Constituição Federal, Aécio apresentou emendas ao texto como a que instituiu o direito ao voto para os jovens entre 16 e 18 anos.

Em 2002, Aécio foi eleito o primeiro governador de Minas Gerais escolhido em primeiro turno, com cerca de 60% dos votos válidos e instituiu o “choque de gestão” para zerar o déficit do governo estadual, extinguindo cargos e cortando salários. Foi reeleito com mais de 75% dos votos válidos.

PUBLICIDADE

Aécio foi eleito duas vezes no primeiro turno e com a maior taxa de aprovação entre governadores em 2009, de acordo com o Datafolha, renunciando em abril de 2010 para se candidatar ao Senado. Naquele ano, o tucano voltou para o Congresso como o senador mais votado, com mais de 7,5 milhões de votos. Assumiu o cargo em 1 de fevereiro de 2011 e, em 2013, foi escolhido presidente nacional do PSDB. 

Aécio esperava ser candidato à presidência da República pelo partido em 2010 mas, com a candidatura do paulista José Serra, acabou esperando mais quatro anos para que isso acontecesse. 

A candidatura de Aécio à Presidência da República foi aprovada no dia 26 de junho, sendo escolhido o senador paulista Aloysio Nunes, de 69 anos, para compor a chapa como seu vice-presidente. A chapa conseguiu reunir, numa coligação intitulada Muda Brasil, o apoio de pelo menos oito partidos, entre eles o Democratas, Solidariedade, PTB, PTN e PTdoB.

(Com Agência Brasil)

Eleições 2014