2ª Turma do STF arquiva inquérito contra Aécio Neves por falta de provas

Por 4 votos a 1, colegiado entendeu que não há elementos mínimos para a continuidade das investigações contra o deputado federal

Equipe InfoMoney

Publicidade

Por maioria de votos, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) determinou nesta terça-feira (27) o arquivamento de um inquérito (INQ 4830) contra o deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG), a pedido da defesa.

A investigação era sobre a delação premiada de Léo Pìnheiro, ex-presidente da construtora OAS, que indicou a suposta existência de crimes envolvendo o pagamento de valores indevidos, entre 2010 a 2012, quando Aécio era governador de Minas Gerais.

O objetivo, segundo o delator, aumentar a presença da empresa em obras no estado, especialmente o fornecimento de materiais e serviços para a implantação do programa de eletrificação rural “Luz Para Todos”.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Prevaleceu no julgamento o voto do ministro Gilmar Mendes, de que não há elementos mínimos para sustentar a continuidade da investigação. Segundo o ministro, a continuidade das investigações não teria nenhuma utilidade e violaria a duração razoável do processo, devido ao tempo decorrido desde a instauração do inquérito.

O ministro André Mendonça acrescentou que os elementos apresentados na delação não foram corroborados por provas, e também se manifestaram pelo arquivamento os ministros Nunes Marques e Dias Toffoli.

Ficou vencido o ministro Edson Fachin, que votou pelo envio do processo à Justiça Federal de Minas Gerais.

Continua depois da publicidade

(Com informações do STF)

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.