Aécio Neves é o tucano com maior votação da história em São Paulo

Candidato do PSDB teve 64,3% dos votos no estado, superando a votação de FHC em sua reeleição no ano de 1998

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Apesar da derrota no âmbito nacional, Aécio Neves (PSDB) conseguiu um ótimo resultado em São Paulo, o que fez até com que o candidato citasse o estado em seu discurso após a derrota nas urnas. O resultado deste domingo (26) se tornou o melhor que um tucano já teve em São Paulo em uma eleição presidencial.

Foram mais de 15 milhões de eleitores, o que representa 64,3% dos votos válidos no segundo turno, quase o dobro do que teve Dilma Rousseff (PT), que terminou a eleição com 8,5 milhões de votos, ou 35,7%. Vale destacar que no primeiro turno o cenário já havia mostrado uma grande força para o tucano no estado.

Antes de Aécio, o melhor resultado de um candidato do PSDB em São Paulo foi de Fernando Henrique Cardoso quando foi reeleito para o segundo mandato em 1998. Na ocasião, o tucano ficou com 59,9% dos votos válidos no 1º turno – naquele ano não houve segundo turno. Enquanto isso, o PT só venceu uma vez no estado, em 2002, quando Lula ficou com 55,4% dos votos em São Paulo.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

A vitória de Aécio se deu em praticamente em todo o território de São Paulo, sendo que a presidente reeleita só foi melhor em 67 das 645 cidades do estado, o que representa pouco mais de 10% do eleitorado. O tucano venceu em todos os outros 578 municípios, incluindo a capital, onde ele registrou 63,8% dos votos válidos.

Vale destacar que nos últimos dias, grandes atos em favor de Aécio já indicavam sua vitória na região. Na capital paulista ocorreram dois grandes atos na última semana, o primeiro na quarta-feira na Av. Faria Lima – polo empresarial de São Paulo – e outro no sábado, na Av. Paulista.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.