Aécio dispara sobre inflação: “É preciso ter humildade de assumir que vocês fracassaram”

A presidente afirma que o tucano tem memória curta e voltou a citar Armínio Fraga, que deve ser ministro da Fazenda caso Aécio seja eleito: "Ele deixou a inflação ultrapassar a meta por duas vezes".

Paula Barra

Publicidade

SÃO PAULO – No início do segundo bloco, Aécio Neves, presidenciável do PSDB, retomou um assunto bastante citado durante sua propaganda eleitoral: a inflação. Ele questionou a presidente Dilma Rousseff,do PT, sobre sua dificuldade em afastar a inflação do teto do índice.

Em sua pergunta, o tucano aproveitou para cutucar a adversária na corrida ao Planalto, citando a fala do secretario de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Márcio Holland, que sugeriu trocar a carne por frango e ovos devido à elevação de preços.

“Eu proponho que a gente pare de discutir quem está mentindo. Peço que quem nos assiste entre no site do Tribunal de Contas de Minas Gerais e nos jornais e veja quem está falando a verdade”, explicou a candidata à reeleição, acrescentando que Aécio tem a memória curta e que a inflação está controlada dentro dos limites da meta e que sofre pressão de eventos pontuais.

Continua depois da publicidade

“Eu acredito que o senhor esqueceu o que ocorria no governo FHC. O senhor indica um ministro da Fazenda (Armínio Fraga) que, por duas vezes, deixou a inflação ultrapassar o limite da meta”, completou a petista.

Em sua resposta, Aécio disse se sentia lisonjeado por Dilma olhar para ele e ver o ex-presidente Fernando Henrique. “Eu me sinto muito honrado. Vamos falar do presente e vamos olhar para o futuro. A senhora disse no último debate que a inflação está sob controle e não está. É preciso ter humildade de assumir que vocês fracassaram”, alfinetou o peessedebista, elevando o tom de críticas contra a condução econômica da gestão petista.

“Como o senhor quer que eu acredite que, com a mesma receita, e com o mesmo cozinheiro, vocês vão entregar o País diferente?”, respondeu a presidente, indicando novamente Armínio.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.