Advogado de FHC pediu parecer sobre impeachment de Dilma Rousseff

No entanto, José de Oliveira Costa nega que o documento tenha caráter político: "não tenho ligação nenhuma com o PSDB. Nem sei onde fica o diretório."

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO –  O parecer jurídico elaborado por Ives Gandra da Silva Martins e que defende a hipótese de impeachment de Dilma Rousseff foi encomendado por um advogado do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e que integra o conselho do Instituto FHC. As informações são da Folha de S. Paulo

O documento, escrito por Ives Gandra, foi solicitado por José de Oliveira Costa, que confirmou à Folha que trabalha pelo FHC: “sou advogado dele”. No entanto, ele nega que o documento tenha caráter político: “não tenho ligação nenhuma com o PSDB. Nem sei onde fica o diretório.”

Martins nega que a peça tenha pretensões políticas e destacou que o documento é “absolutamente técnico”. ‘Para mim, é indiferente se o cliente é o Fernando Henrique Cardoso ou uma empreiteira’. 

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

 O jurista disse que cobrou pela peça, mas não informou o valor. Já advogados ouvidos pela Folha dizem que a peça pode custar entre R$ 100 mil e R$ 150 mil.

Vale ressaltar que, em artigo publicado no último domingo (1), Fernando Henrique incita juízes, procuradores e a mídia a ir até as últimas consequências na apuração dos desvios da Petrobras. Questiona pela Folha, FHC disse que soube na última terça que Costa encomendara o parecer. Para FHC, “neste momento”, o impeachment “não é uma matéria de interesse político”.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.