Administração de Trump dá autorização para Biden iniciar oficialmente a transição de governo

Após carta enviada por chefe de órgão responsável pela transição, presidente Donald Trump disse no Twitter que autorizou a decisão

Rodrigo Tolotti

Joe Biden e Kamala Harris (Foto: Facebook/Joe Biden)

Publicidade

SÃO PAULO – Apesar do presidente Donald Trump ainda não ter admitido a derrota, a Administração de Serviços Gerais (GSA, na sigla em inglês) informou ao presidente eleito Joe Biden que a atual administração está pronta para iniciar o processo formal de transição, segundo uma carta da administradora Emily Murphy enviada para a equipe do democrata.

“Devido aos desenvolvimentos recentes envolvendo contestações legais e certificações de resultados eleitorais, determinei que você pode acessar os recursos e serviços pós-eleitorais … mediante solicitação”, escreveu ela.

Este é o primeiro passo para o reconhecimento do resultado das urnas, mais de duas semanas após o democrata ser declarado vencedor. Murphy disse que não foi pressionada pela Casa Branca para atrasar a transição formal e não tomou uma decisão “por medo ou favoritismo”.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

“Saiba que tomei minha decisão de forma independente, com base na lei e nos fatos disponíveis”, escreveu Murphy. “Eu nunca fui direta ou indiretamente pressionada por qualquer funcionário do Poder Executivo – incluindo aqueles que trabalham na Casa Branca ou GSA – com relação ao conteúdo ou ao momento de minha decisão. Para ser clara, não recebi nenhuma instrução para atrasar minha determinação”.

A carta indica que Murphy assinou formalmente a vitória de Biden, um processo normalmente apenas formal. A decisão faz com que a transição comece oficialmente, permitindo que os funcionários da agência de administração atual trabalhem em conjunto com a nova equipe de Biden, fornecendo milhões em fundos governamentais para a transição.

O anúncio ocorre pouco depois que o estado do Michigan certificou formalmente seus resultados eleitorais, dando a vitória para Biden na região, enquanto a Geórgia certificou seus números na última sexta-feira. A Pensilvânia também está próxima de certificar seus resultados.

Continua depois da publicidade

“A decisão de hoje é um passo necessário para começar a enfrentar os desafios que nosso país enfrenta, incluindo colocar a pandemia sob controle e nossa economia de volta aos trilhos”, disse a equipe de transição Biden em um comunicado.

Em seu Twitter, o presidente Donald Trump agradeceu os serviços prestados por Emily e disse pela primeira vez que recomenda que seja “feito o que precisa ser feito” em relação “aos protocolos iniciais” da transição de governo.

Segundo ele, esta autorização visa os melhores interesses para os Estados Unidos. Apesar disso, Trump reforçou que continua sua luta na Justiça para reverter o resultado da eleição e que acredita que irá vencer.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.