Acusados de envolvimento no mensalão terão 15 dias para apresentar defesa

Na visão do ministro Márcio Thomaz Bastos, as denúncias apresentadas mostram que as "instituições estão funcionando"

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – As 40 pessoas citadas no relatório do procurador-geral da República Antônio Fernando Souza, acusadas de envolvimento no chamado esquema do “mensalão”, terão 15 dias, a contar do dia seguinte à notificação dos acusados pela Justiça, para apresentar suas defesas junto ao STF (Supremo Tribunal Federal).

Na última terça-feira (11), Souza apresentou um relatório afirmando que realmente houve o pagamento indevido de parlamentares, em um claro “tráfico político de apoio” comandado por uma “complexa organização criminosa”.

Instituições funcionando

Na visão de Márcio Thomaz Bastos, ministro da Justiça, a denúncia apresentada mostra que as “instituições estão funcionando”. Bastos ressalta a importância da denúncia ter sido feita por um funcionário do governo e não por um político, que poderia ter interesses partidários para apresentá-las.

Aprenda a investir na bolsa

Cabe citar, no entanto, que as acusações apresentadas não são conclusivas e ainda terão de ser julgadas. O Supremo primeiro vai analisar as defesas para depois decidir se abre ou não processo contra os denunciados.

As informações são da Agência Brasil.