AO VIVO Giba Coelho, analista técnico da XP, ensina como se tornar um trader consistente

Giba Coelho, analista técnico da XP, ensina como se tornar um trader consistente

Reforma ministerial

Aconselhada por Lula e Pezão, Dilma analisa a entrega de 7 ministérios ao PMDB

A presidente Dilma Rousseff conversou com o vice-presidente, Michel Temer, na manhã desta terça-feira e sinalizou a possibilidade de dar ao PMDB mais um ministério

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Durante reunião com o vice-presidente, Michel Temer, na manhã desta terça-feira (29), a presidente Dilma Rousseff afirmou que há a possibilidade de mais um ministério ser entregue ao PMDB na reforma ministerial que deverá ser anunciada até a próxima quinta-feira. Se isso se tornar realidade, o partido do atual presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, terá sete ministérios: Saúde, Minas e Energia, Agricultura, Turismo, Portos, Aviação Civil e um sétimo ainda indefinido.

Dilma revelou que o ex-presidente do país, Luiz Inácio Lula da Silva, tem afirmando que o PMDB deve ter presença reforçada no ministério, ampliando, assim, seu espaço na Esplanada dos Ministérios. Ela também foi aconselhada pelo governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, para aumentar o espaço do PMDB. 

Segundo matéria do jornal Folha de S.Paulo, o PMDB teria interesse no Ministério da Cultura, que hoje é comandado por Juca Ferreira, da cota do PT.

PUBLICIDADE

Durante a reunião, o vice-presidente tornou a dizer que deixará a presidente à vontade para escolher os ministros. Mas, nos bastidores, três nomes ligados à Temer procuram espaço: Eliseu Padilha (Aviação Civil), Helder Barbalho (Pesca) e Henrique Eduardo Alves (Turismo). Há, também, a hipótese de que o PSB volte a ocupar o Ministério da Ciência e Tecnologia, que já comandou no passado e hoje está com o PCdoB, conforme diz a Folha.

Dilma afirmou que outras reuniões estão marcadas para que a proposta seja discutida e a expectativa é que o anúncio aconteça na quinta-feira, depois do Congresso analisar os vetos presidenciais na quarta (30).