Acompanhe ao vivo o julgamento de Lula no TSE

Segundo a equipe da XP Política, a tendência é que o petista seja impedido de concorrer

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) julga nesta sexta-feira (31) o registro da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que foi alvo de 16 contestações no Tribunal. A sessão teve início às 14h30 e segundo a equipe da XP Política, a tendência é que o petista seja impedido de concorrer.

Uma das principais contestações da candidatura foi feita pelo partido Novo, que junto com o pedido de impugnação do registro reforçou que a propaganda eleitoral do petista no rádio e na televisão deveria ser barrada.

Líder nas pesquisas de intenção de voto, Lula está preso há mais de quatro meses após ser condenado em segunda instância por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, e está potencialmente inelegível, em função da Lei da Ficha Limpa.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

A candidatura de seu vice, Fernando Haddad, foi aprovada com unanimidade. Os ministros também já aprovaram a candidatura de José Maria Eymael (DC) e, em seguida, aprovaram a candidatura de Geraldo Alckmin (PSDB), que tinha um pedido de impugnação das coligações feitas pelo tucano.

Depois de um longo voto, o ministro relator, Luís Roberto Barroso, indeferiu o registro de candidatura de Lula, e ainda deu um prazo de 10 dias para que o PT anuncie um substituto na chapa, sendo que enquanto isso não for feito, está vetada também a veiculação da campanha eleitoral para candidato à presidência.

Já Edson Fachin votou a favor do pedido de registro de candidatura do ex-presidente.  Em seu voto, Fachin disse Lula está inelegível com base na Lei da Ficha Limpa, por ter sido condenado pela segunda instância da Justiça brasileira, mas, mesmo estando preso, pode concorrer nas eleições devido à recomendação do Comitê de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) para que o ex-presidente participe do pleito.

Continua depois da publicidade

Em seguida, o ministro Jorge Mussi votou pela inelegibilidade do petista. Ele considerou a Lei da Ficha Limpa e disse que a recomendação do Comitê de Direitos Humanos da ONU para que Lula concorresse à Presidência da República até o julgamento final não possui aplicabilidade no Brasil. Mussi pediu a imediata execução da decisão de tornar Lula inelegível nas eleições 2018, a retirada de sua foto e de seu nome das urnas e a proibição de sua participação em atos de propaganda.

O quarto ministro a votar foi Og Fernandes, que foi o terceiro a votar por barrar a candidatura de Lula. Fernandes afirmou que o pedido do Comitê de Direitos Humanos da ONU para que o Brasil que não impeça a candidatura do petista até a condenação final não tem ação vinculante. 

Acompanhe a sessão abaixo:

Tópicos relacionados

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.