Ações da Vale devem se recuperar após decisão sobre novo presidente, diz Citi

Mineradora ficou barata com problemas de governança, mas fundamentos são os mesmos e recuperação deve vir em breve

Publicidade

SÃO PAULO – “A Vale (VALE3,VALE5) deverá reverter sua fraca performance assim que a sucessão de seu presidente for definida”, acredita Alexander Hacking, do Citigroup, que reitera sua recomendação de compra para as ações da mineradora, considerada a mais barata do setor na América Latina, como consequência dos problemas de governança que enfrenta.

Na última quinta-feira (31) a mineradora confirmou que Roger Agnelli deixará o comando da empresa, tendo anunciado o início de um processo de seleção internacional com a contratação de uma empresa de head hunter, no qual o nome de Diretor Executivo de Operações e Metais Básicos da Vale no Brasil e Diretor Presidente da Vale Inco, surge como favorito.

Minério de ferro deve seguir em alta
Além disso, a demanda por minério de ferro deve seguir intensa nos próximos anos, contribuindo para uma valorização ainda maior da commodity, conforme já estimam alguns analistas, sempre tendo em vista a perspectiva de expansão do mercado chinês.  

Continua depois da publicidade

Já Guilherme Cavalcanti, diretor financeiro da empresa, espera que o mercado de minério de ferro continue com uma dinâmica apertada entre oferta e demanda nos próximos três a cinco anos.

Governança pesou
Dessa forma, apesar da saída do executivo que impulsionou as operações da empresa nos últimos 10 anos, a fraca performance das ações da Vale nas últimas semanas parece exagerada, uma vez que o amplo know-how acumulado pela empresa e o ambiente promissor para a mineração, mantiveram-se inalterados. 

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.