Ação contra Tanure na Justiça Federal de SP é enviada a Toffoli, dizem jornais

Caso de suposto insider trading foi enviado ao ministro do STF por suspeita de ligação com inquérito do Banco Master

Marina Verenicz

(Foto: Marco Antonio Lima Santos)
(Foto: Marco Antonio Lima Santos)

Publicidade

A Justiça Federal de São Paulo encaminhou ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma investigação que apura suspeita de uso de informação privilegiada pelo empresário Nelson Tanure em negociações com ações da Gafisa.

O processo foi distribuído ao ministro Dias Toffoli por possível conexão com outro inquérito que envolve o Banco Master. As informações foram divulgadas por O Globo e confirmadas pela Folha de S.Paulo. A investigação tramita sob sigilo.

No mês passado, o Ministério Público Federal (MPF) apresentou denúncia contra Tanure por suposto uso de informações sigilosas no âmbito da Gafisa. O caso também é apurado na esfera administrativa pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Feito para você!

Segundo o MPF, Tanure e o empresário Gilberto Benevides teriam praticado insider trading durante a aquisição da incorporadora Upcon pela Gafisa, entre 2019 e 2020. A denúncia aponta que teriam ocorrido movimentações financeiras para elevar o valor de mercado da Upcon, o que teria influenciado a quantidade e o tipo de ações recebidas na operação.

Tanure também foi alvo de buscas da Polícia Federal na segunda fase da Operação Compliance Zero, deflagrada na semana passada, que investiga irregularidades relacionadas ao Banco Master.

Na ocasião, Toffoli determinou o bloqueio de bens do empresário. A decisão cita manifestação da Procuradoria-Geral da República (PGR) que menciona indícios de influência indireta no banco, alegação que a defesa nega.

Continua depois da publicidade