“Inspiração”, “vitalidade” e “fé no Brasil”: Políticos exaltam legado de Abilio Diniz

Representantes do governo, figuras independentes e integrantes da oposição enviam mensagens de memória ao executivo que criou o Grupo Pão de Açúcar

Equipe InfoMoney

Publicidade

A morte do empresário Abilio Diniz, aos 87 anos, na noite do último domingo (18), gerou comoção por todo o país e não ficou restrita ao mundo dos negócios. Além da posição destacada como personagem que revolucionou o varejo brasileiro, o empresário também manteve conexões na política − onde recebeu homenagens de atores das mais distintas correntes ideológicas.

Representantes do governo, figuras independentes e integrantes da oposição enviaram mensagens de memória ao executivo que criou o Grupo Pão de Açúcar e em solidariedade à sua família.

Abilio morreu na noite deste domingo em decorrência de uma insuficiência respiratória. Ele já estava internado no Hospital Albert Einstein, na capital paulista, há três semanas, segundo pessoas próximas. O velório do empresário será realizado nesta segunda-feira (19), no salão nobre do Estádio Morumbis, em São Paulo (SP).

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que retornou de viagem ontem à noite após uma semana de agendas no Egito e na Etiópia, publicou em sua conta no X (antigo Twitter), uma em que destaca Abilio Diniz como “empresário dedicado, que participou da gestão, crescimento e criação de muitas empresas no Brasil” e o chamou de “amigo”.

“Sempre viveu com uma grande determinação e dedicação ao trabalho, superando dificuldades e perdas pessoais. Tive o prazer de ser seu amigo e conversar muitas vezes com ele sobre os rumos do nosso país”, disse. O empresário integrou o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) nos primeiros governos do petista e na recriação do organismo, já no terceiro mandato de Lula.

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) lamentou a perda e exaltou a “vitalidade, dedicação ao trabalho e fé no Brasil” do empresário. “Recebi com grande pesar a notícia do falecimento de Abilio Diniz, um dos maiores empresários brasileiros”, escreveu o político em sua conta no X. “Sua vitalidade, dedicação ao trabalho e fé no Brasil formaram grandes lições de vida. Que seu exemplo continue a inspirar as próximas”, completou.

Continua depois da publicidade

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), prestou sentimentos à família Diniz e destacou o exemplo deixado pelo empresário. “Que permaneça seu admirável exemplo de perseverança e crença na economia nacional”, disse em postagem nas redes sociais.

O presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), referiu-se a Abilio Diniz como um dos principais empresários brasileiros, que participou ativamente das transformações do setor produtivo e teve papel fundamental no desenvolvimento econômico e social do país.

“Levou recentemente para seu programa na TV, do qual tive a honra de participar, toda a sua experiência na discussão de temas relevantes para os brasileiros”, pontuou. “Homem inteligente, atencioso e exemplar, por quem eu nutria profunda admiração”, continuou, acrescentando que deixa seus sentimentos à Geyze Diniz, aos filhos, demais familiares, amigos e admiradores.

Continua depois da publicidade

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), disse que perdeu um amigo, e o país, “um exemplo de empreendedor”. “Perdi um amigo. O país perdeu um exemplo de empreendedor, de competência”, escreveu em sua conta no X. O parlamentar salientou que Abílio sempre viu o Brasil com “otimismo, com esperança e fé inquebrantável no nosso futuro. Meus sentimentos à família e aos amigos”.

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse que Abilio Diniz “dedicou sua vida ao Brasil” e foi uma grande inspiração para ele. “Sempre esteve ao lado dos que se empenham por um desenvolvimento sustentável do país, sem jamais deixar de lado as preocupações sociais”, escreveu. “Tive a felicidade de interagir com ele e sempre foi um grande apoiador nos momentos difíceis. Seu falecimento é uma perda irreparável para todos. Fará enorme falta”, continuou.

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), escreveu nas redes sociais que recebeu com tristeza a notícia. Ela disse que o empresário foi uma liderança empresarial brasileira, um homem determinado e com grande contribuição ao País. “Lembro a oportunidade que tive de ser entrevistada por ele em seu programa ‘Caminhos com Abilio Diniz’, na CNN, onde conversamos sobre o assunto que tínhamos em comum: o amor ao Brasil e as medidas necessárias para colocá-lo no eixo, na direção de um desenvolvimento sustentável”, disse, deixando carinho à família e amigos dele.

Publicidade

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro (PSD), disse que Abilio Diniz foi um exemplo de empreendedorismo e aposta no Brasil. “Levou os alimentos brasileiros para o mundo todo”, enfatizou, acrescentando que o empresário compartilhou sua trajetória de sucesso e dividiu conhecimento e exemplos. “Que sua lição de empreendedorismo possa sempre se perpetuar”, desejou o ministro em um post publicado nas redes sociais.

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil), escreveu nas redes sociais que o Brasil perde mais uma referência no mundo dos negócios. “Também exemplo de dedicação e de esperança em um País melhor. Que Deus o receba no Reino e conforte os corações dos familiares e amigos neste momento de dor.”

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante (PT), destacou a importante contribuição dada pelo empresário para o desenvolvimento econômico e social do Brasil. “Recebo com tristeza a informação sobre a morte do empresário Abílio Diniz, uma das maiores lideranças empresariais do País. Tive o privilégio de conviver e de testemunhar o desempenho de um grande empreendedor, que teve importante contribuição para o desenvolvimento econômico e social do Brasil”, escreveu Mercadante, em nota distribuída à imprensa.

Continua depois da publicidade

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), disse sempre ter “uma grande admiração” pelo empresário. “Via nele alguém sempre torcendo para ver o Brasil dar certo, e trabalhou toda sua vida para isso, gerando emprego pra muita gente, sem deixar de olhar para o próximo”, escreveu nas redes sociais.

Tarcísio ressaltou que o empresário “teve uma trajetória brilhante”: “Não só pelo seu empreendedorismo mas também pelo estilo de vida que inspirava muita gente a aspirar sua longevidade e energia”, declarou. “Que Deus o receba em sua infinita graça e conforte o coração de toda a sua família”, concluiu.

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), também publicou uma homenagem ao empresário. “Abílio Diniz nos deixa, e deixa um legado de exemplo a ser seguido. Empresário bem-sucedido, gerador de emprego e de renda, ele também era pessoa admirável; um apaixonado por seu País e um sobrevivente aos infortúnios. Não baixou a guarda nem quando perdeu precocemente um filho, quando foi vítima da criminalidade, ou quando enfrentou históricas crises econômicas. Foi um grande brasileiro, paulista e paulistano. Fica a minha homenagem e o meu reconhecimento por tudo o que construiu e por tudo o continuará representando para todos nós. Fará muita falta. Aos familiares e amigos, minhas condolências. Que Deus lhes conforte neste momento difícil”, escreveu.

Publicidade

O ex-prefeito e ex-governador de São Paulo João Doria enalteceu o “grande legado” de Abilio Diniz. “Lamento profundamente o falecimento de Abilio Diniz. Um amigo querido cuja contribuição para o empreendedorismo e desenvolvimento econômico do Brasil deixa um grande legado”, escreveu. “Meus sentimentos à Geyze Diniz, aos filhos, familiares e amigos neste momento de grande tristeza”, continuou.

Josué Gomes da Silva, presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), disse que Abilio Diniz “é um exemplo de que o Brasil é um país de oportunidades”. “Filho de imigrantes portugueses que trabalharam duro, construíram grandes empresas, gerando emprego e desenvolvendo nossa economia. Foi um exitoso empreendedor e ativista pela saúde. Perdemos um empresário que soube participar da vida política como cidadão, sempre com otimismo e esperança no futuro do Brasil”, disse.

O ex-senador e empresário Tasso Jereissati (PSDB), referiu-se a Abilio Diniz, de quem foi sócio no passado, como “referência de liderança, empreendedorismo e cidadania para todos os brasileiros”.

“Seu legado é repleto de ensinamentos para as atuais e futuras gerações. Fomos sócios no início da minha vida empresarial, experiência fundamental para a minha formação como empresário e que nos permitiu construir uma sólida amizade de aprendizados e respeito. Sua partida deixa a marca saudade e uma das mais belas histórias de trabalho e compromisso com o Brasil. À sua família, externamos toda a nossa solidariedade e carinho neste momento de pesar. Que Deus o receba em sua nova jornada”, disse.

(com agências)

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.