Abaixo-assinado para João Amoêdo participar de debates supera 500 mil assinaturas

A meta agora, segundo a organização do abaixo-assinado, é atingir 1 milhão de assinaturas

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Em menos de um mês, o abaixo-assinado criado para que o candidato João Amoêdo, do Novo, participe dos debates eleitorais na televisão já superou a marca de 500 mil assinaturas. Até o início da tarde desta terça-feira (28), a lista já tinha 503.300 assinaturas. A meta agora, segundo a organização do abaixo-assinado, é atingir 1 milhão de assinaturas.

Por ter baixa intenção de voto nas pesquisas e não ter uma grande bancada no Congresso, Amoêdo corre grande risco de não ser convidado para participar dos debates diante da grande quantidade de candidatos que vão disputar o pleito deste ano.

Pela legislação eleitoral, só os candidatos de partidos com pelo menos cinco parlamentares têm participação garantida nos debates, sendo que a inclusão de mais nomes no programa fica a cargo de cada emissora. “Todo candidato deveria ter o mesmo espaço nos veículos de imprensa. Só assim o cidadão poderá escolher o melhor candidato”, disse Amoêdo.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Na última segunda-feira, um levantamento realizado pelo Instituto FSB Pesquisa, encomendado pelo BTG Pactual, mostrou que, apesar de ainda ser desconhecido por 56% dos eleitores, Amoêdo aparece numericamente à frente de nomes de maior densidade no cenário espontâneo da corrida presidencial. Pela segmentação, Amoêdo destaca-se entre eleitores com maior nível de escolaridade e renda, moradores das regiões Sudeste e Sul.

Segundo o levantamento, feito entre 25 e 26 de agosto, ele tem 3% das intenções de voto no cenário quando nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados. A situação é de empate técnico, porém vantagem numérica, com os adversários Geraldo Alckmin (PSDB), Marina Silva (Rede) e Ciro Gomes (PDT), que aparecem com 2% cada. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera com 26%, seguido pelo deputado Jair Bolsonaro (PSL), com 19%. O senador Álvaro Dias (Podemos) tem 1% das intenções de voto. Brancos, nulos e indecisos somam 45% dos eleitores.

Quer investir em ações com a menor corretagem do Brasil? Clique aqui e abra sua conta na Clear

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.