A pedido de Temer, PMDB deve obrigar os deputados a votarem a favor da reforma da Previdência

Segundo a Folha de S. Paulo, a intenção do Planalto com a medida é mostrar que a decisão do PSB não vai contaminar a base aliada

Paula Barra

Publicidade

SÃO PAULO – A pedido do presidente Michel Temer, a bancada do PMDB deve apressar a articulação de uma medida que visa obrigar os deputados do partido a votar a favor da reforma da Previdência na Câmara, segundo informações da Folha de S. Paulo. A discussão, que foi acelerada após o PSB ter se declarado contra as reformas do governo, deve ser levada à cúpula do partido ainda esta semana.

Segundo o jornal, o governo quer que o PMDB acelere a manifestação de apoio à Previdência e obrigue seus deputados a votarem a favor da reforma para que os demais partidos da base sigam o exemplo. Com isso, o Planalto quer mostrar que a decisão do PSB não vai contaminar a base aliada.

O assunto já teria sido discutido entre Temer, auxiliares e o líder do partido na noite de segunda-feira, de acordo com a publicação, enquanto o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, que manifestou recentemente receio com as dificuldades enfrentadas pelo governo para aprovar as reformas, foi informado do movimento pelo próprio presidente. 

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Nesta terça, contudo, o líder do PMDB do Senado, Renan Calheiros (AL), endossou o posicionamento de alguns integrantes da bancada e considerou não ser “recomendável” a cúpula da legenda fechar questão na votação do projeto de reforma da Previdência. O texto, atualmente, tramita na Comissão Especial da Câmara e após passar pelo plenário da Casa seguirá para votação do Senado.

Em conversa com o jornal “O Estado de S. Paulo”, Renan falou sobre uma possível determinação por parte da Executiva Nacional do partido. “O PMDB não tem essa tradição. O PMDB geralmente não fecha questão porque o estatuto garante posições divergentes e até estimula isso”, ressaltou.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.