A lição que o episódio de Marco Aurélio Mello deu ao Brasil

Brasil mergulhou em insegurança jurídica por cinco horas, soando um alerta para a população

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – O ministro do STF, Marco Aurélio Mello, colocou o Brasil em cinco horas de terror ao fazer uma brincadeira de mau gosto na última quarta-feira ordenando a liberação de todos os presos condenados em segunda instância.

Essa é a avaliação do cientista político Christian Lohbauer, que ressalta que essa decisão gerou uma grande insegurança jurídica no País, sendo logo revertida pelo presidente do Supremo, Dias Toffoli.

Lohbauer avalia que o caso de Marco Aurélio Mello é especialmente exótico, uma vez que ele toma decisões em várias frentes. Uma delas foi uma boa decisão de exigir o voto aberto na votação para a presidência do Senado.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Diante de todo esse imbróglio, a conclusão que se tem é de que o Brasil precisa fortalecer as suas instituições. “A decisão de Toffoli é a prova de que a instituição é mais forte do que a pessoa”, ressalta Lohbauer, relembrando que o atual presidente da Corte teve uma carreira como advogado do PT.

Assim, mesmo se intimamente ele quisesse decidir corroborando a análise de Marco Aurélio Mello, Toffoli decidiu de forma institucional e agiu com responsabilidade. Isso precisa ser fortalecido no País – e os brasileiros precisam ficar de olho.

Confira o vídeo:

Continua depois da publicidade

Quer investir melhor? Clique aqui e abra sua conta na XP.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.