A imagem que resume o pensamento dos 5 principais candidatos à presidência

Em relatório, BNP Paribas resumiu em 78 páginas o cenário eleitoral brasileiro

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Em um extenso relatório para seus clientes, o banco BNP Paribas tentou resumir o cenário eleitoral brasileiro, com explicações sobre o posicionamento de cada um dos principais candidatos à presidência.

Apesar de conter 78 páginas, o documento acaba trazendo apenas um breve relato da situação eleitoral, provavelmente focando as informações para clientes estrangeiros, o que pode até gerar discordância para quem acompanha mais de perto a política.

Muitas vezes ligada a “memes”, a ideia do espectro político é importante para entendermos a cabeça dos políticos. E é exatamente esta imagem que chamou atenção do relatório do BNP, confira:

Continua depois da publicidade

capturar

Apesar de lógico estar na extrema direita, ver o deputado Jair Bolsonaro bem acima, próximo do nível máximo de nacionalismo, pode gerar debates, principalmente após as recentes declarações do candidato, levantando a possibilidade de privatização da Petrobras.

É importante destacar também que Lula não deverá ser o candidato do PT na disputa, vaga que deve ficar com Fernando Haddad. Mesmo assim, o ex-presidente tem grande potencial de transferência de voto e continua liderando seu partido, o que muda pouco as ideias do candidato. Vale apontar que Ciro Gomes está ainda mais à esquerda que Lula, em um nível de nacionalismo próximo ao de Bolsonaro.

Marina Silva aparece como a mais próxima do centro, levemente inclinada para a esquerda, mas com um pensamento que tende a ser mais “globalista” do que nacionalista”.

Enquanto isso, Geraldo Alckmin é o mais próximo do espectro internacionalista, principalmente por suas proposta de “privatizar tudo que puder”, não ficando no extremo até por dizer que deixaria Petrobras e bancos públicos fora deste planejamento.

Em geral, a imagem resume bem para um estrangeiro qual o pensamento de cada um dos candidatos, sendo possível entender para qual lado pende cada um. Porém, para os brasileiros, as posições registradas ali podem sempre gerar um debate, principalmente quando analisadas as declarações que cada um já fez.

Quer investir em ações pagando só R$ 0,80 de corretagem? Clique aqui e abra sua conta na Clear

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.