A guerra de Levy, o “nada” de Lula e a agonia de Dilma: as frases que agitaram a semana

A queda do rating do Brasil para uma classificação "junk" foi a grande estrela nesta semana, que ainda contou com diversas opiniões sobre se Dilma deveria ou não renunciar

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – A grande estrela desta semana foi a agência de classificação de risco Standard & Poor’s, que cortou o rating do Brasil para “junk”, ou seja, abaixo do grau de investimento. As reações foram bem fortes, desde a oposição até dentro do governo, suscitando uma reação curiosa – e bem diversa da quando o Brasil ganhou o grau de investimento – do ex-presidente Lula.

A presidente Dilma Rousseff também ganhou destaque nesta semana ao falar sobre os remédios amargos que terão que ser dados para a economia voltar a crescer, ideia essa rejeitada pelo seu vice-presidente. Enquanto isso, ela reitera que não irá renunciar – apesar do apoio para tanto ter aumentado após o Brasil ter virado junk.

Confira abaixo as frases que marcaram esta semana:

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Infelizmente, a perda do grau de investimento do Brasil e a perspectiva de revisão negativa nos próximos doze meses mostram que o governo da presidente Dilma acabou”
Aécio Neves, senador pelo PSDB-MG, ao comentar a perda do grau de investimento pela S&P

“Isso não significa nada. Significa que apenas a gente não pode fazer o que eles querem. A gente tem que fazer o que a gente quer”
Lula na Argentina ao comentar o Brasil sendo rebaixado pela Standard & Poor’s para “junk”, em uma fala bem diferente de 2008, quando a mesma agência elevou o rating do Brasil

“Você acha que uma agência lá no fim do mundo vai conhecer a realidade da economia brasileira? É uma percepção lá de fora. O Brasil tem lastro, o Brasil tem R$ 1 trilhão em reservas, não pode perder os investidores que acreditam e tem confiança no Brasil como um bom pagador”. 
José Guimarães (PT-CE), líder do governo na Câmara dos Deputados, ao “desdenhar” do rebaixamento 

Continua depois da publicidade

“O rebaixamento é certamente um tapa na cara para o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, que foi para o governo justamente para evitar isso”
Economist, revista britânica, em reportagem após o rebaixamento do rating. A matéria ainda diz que grande mistério é por que corte do Brasil para junk não aconteceu antes

“Levy perdeu uma batalha, embora ele não tenha necessariamente perdido a guerra ainda”
Alberto Ramos, economista-chefe para a América Latina do Goldman Sachs, ao falar sobre os desafios após o rebaixamento

“Acho que ela [Dilma Rousseff] vai ter de ir embora. Vai ter de renunciar. É o capítulo final”
Luiz Carlos Mendonça de Barros,  ex-ministro das telecomunicações, em entrevista ao Estadão sobre o pós-rating

Continua depois da publicidade

Dilma reage

Eu não saio daqui, não faço essa renúncia. Não devo nada, não fiz nada errado”
Dilma Rousseff, em entrevista ao Valor Econômico na quinta-feira, ao defender a sua permanência no cargo. 

“Alguns remédios para essa situação, é verdade, são amargos, mas são indispensáveis”.
A presidente, em discurso de 7 de setembro, em que afirmou que, se governo cometeu erros, o que é possível, é necessário superá-los

Publicidade

“Temos que evitar remédios amargos e, se for possível simplesmente cortar despesas, a tendência é essa”
Michel Temer, vice-presidente, rejeitando a ideia de Dilma sobre os tais remédios amargos

 “Em mais de 30 anos de vida pública, o vice-presidente da República, Michel Temer, sempre expôs suas posições políticas de forma aberta e franca. Como acadêmico, seus raciocínios têm premissa e conclusão. Não é frasista. Não se move pelos subterrâneos, pelas sombras, pela escuridão.”
assessoria de Temer, em nota no domingo em que disse trabalhar com Dilma e repudiando “conspirações” e “intrigas”

O que vai salvar o Brasil?

Continua depois da publicidade

“O pobre ajudou a salvar o Brasil”
Lula, no Paraguai, ao defender os programas sociais e criticar as medidas de ajuste

“Talvez eu tenha que pagar um pouquinho mais de imposto, mas se isso permitir que o PIB acelere e cresça mais rápido, já ganhei o dinheiro de volta. A gente não pode ser vítima de uma miopia na questão dos impostos”
Joaquim Levy, ministro da Fazenda, em entrevista pós corte do rating

“O BC vai jogar a economia no buraco se elevar mais os juros”
Nelson Marconi,  coordenador executivo do Fórum de Economia da Fundação Getulio Vargas, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo. 

Publicidade

Acabou a agonia?

 “Acho que existem dois cenários: um é o de uma agonia curta, com impeachment. O outro de agonia longa, cumprindo três anos e meio de mandato. Mas será uma agonia que não vai mudar nada. Há uma paralisia e qualquer um dos cenários – de aumento de impostos ou de diminuição do Estado – envolve retaguarda política, que não existe” 
Flávio Rocha, presidente da Riachuelo, destacando um cenário pessimista sobre a economia brasileira em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo

“Pior já passou”
Eduardo Braga, ministro de Minas e Energia, ao falar sobre a retirada da nota de grau de investimento da Petrobras, na sequência do corte do rating soberano

“Eu disse que o PT havia chegado ao fundo do poço, mas parece que para eles o poço é móvel, sempre pode piorar”
Geraldo Alckmin, governador de São Paulo, durante ato do PSDB 

“Não sei como comunicaram a você e não me comunicaram. É uma pena”.
Lula na Argentina, ao ser abordado sobre um pedido da Polícia Federal para que ele prestasse depoimento na Operação Lava Jato. 

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.