Sem atingir a meta

A 3 dias do fim, “vaquinha” de Lula arrecada pouco mais de 30% da meta; PT tenta evitar constrangimento

Vaquinha foi criada para financiar a defesa de Lula

arrow_forwardMais sobre
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Três dias antes do encerramento, a “vaquinha” criada no site Catarse para o financiamento das custas processuais do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva arrecadou pouco mais de 30% do objetivo em quatorze dias de campanha. A campanha se encerra no próximo sábado (24), véspera de Natal e arrecadou cerca de R$ 160 mil até a manhã desta quarta-feira; a meta é de arrecadação de R$ 500 mil.

O projeto se chama “Um Brasil Justo para Todos e Para Lula” e, segundo texto apresentado no site Catarse, “faz parte de um esforço nacional e internacional de defesa da democracia, do Estado de Direito e do ex-presidente Lula”.

“As acusações e processos judiciais contra o ex-presidente Lula sintetizam, hoje, atentados cada vez mais frequentes contra estudantes, trabalhadores sem terra, sindicalistas e lideranças de movimentos sociais que se mobilizam por democracia e direitos sociais. No caso do ex-presidente Lula, que provas existem contra ele? Que ilegalidade ele e os seus praticaram? Em vários outros casos sucedem-se prisões arbitrárias, coleta ilegal de provas e até condenação de inocentes, depois absolvidos em segunda instância”, afirma o texto. Lula é réu em cinco processos, sendo três pela Lava Jato, um pela Janus e um pela Zelotes. 

Aprenda a investir na bolsa

Segundo informa a coluna Expresso, da revista Época, nos últimos dias, o PT tem gravado depoimentos de deputados federais e outros nomes da legenda pedindo para que petistas contribuam. A intenção é tentar viralizá-los entre a militância para que o resultado do financiamento não resulte em constrangimento.