96% votam pela separação da região Sul do restante do Brasil em plebiscito informal

Contudo, adesão registrou baixa na comparação com os anos anteriores, mostram resultados preliminares do plebiscito

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Em plebiscito informal realizado no último sábado nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná pelo movimento “O Sul é Meu País”, cerca de 96% votaram pelo sim – ou seja, a favor da separação da região Sul do resto do país. É o que informa os dados preliminares de apuração obtidos até às 9h23 (horário de Brasília) no site Plebisul

Os questionados responderam sim ou não à pergunta: “Você quer que o Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul formem um país independente?”. Com cerca de 83,35% das urnas apuradas (1347 de 1616) e 82,36% auditadas (1331), foram computados um total de 341.775 votos, sendo que 96,13% (328.552) votaram pelo Sim e apenas 3,87% (13.223) votaram pelo não. Mesmo com a esmagadora maioria favorável à separação, o total de votos computados até então foi menor que o registrado em anos anteriores, quando o número de participantes passou de 600 mil pessoas. A expectativa da organização do evento era de que a participação ultrapasse um milhão de pessoas. 

A votação não tem valor legal, mas os consultados eram convidados a assinar uma proposta a ser levada ao Congresso para que o assunto seja discutido. A condição mínima para votação era ser maior de 16 anos. 

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

De olho nas tensões entre a Catalunha e o governo da Espanha, a imprensa internacional passou a dar destaque para a votação separatista do Sul do país. Confira aqui o que a Bloomberg e o Financial Times disseram sobre o assunto. 

 

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.