82% dos brasileiros acham que o País está no rumo errado, aponta Ibope

A pesquisa mostra que o "desânimo" é maior entre os jovens (88%), nas grandes cidades (87%), no Sudeste (87%) e entre quem ganha mais (88%)

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Nova pesquisa Ibope realizada na última semana mostrou que, desde o início da “era PT” no governo, o brasileiro não sentia que o Brasil está tão no rumo errado. De acordo com o levantamento divulgado pelo jornalista José Roberto de Toledo, em sua coluna no Estado de S. Paulo, 82% acham que o País está no rumo errado. Apenas 14% acham que o Brasil vai na direção certa e 4% não souberam dizer.

A pesquisa mostra que o “desânimo” é maior entre os jovens (88%), nas grandes cidades (87%), no Sudeste (87%) e entre quem ganha mais (88%). Apesar deste cenário, em regiões consideradas mais “pró-governo” a situação também é complicada. No Nordeste, por exemplo, 77% também veem o País indo na direção errada.

 Além disso, pela primeira vez, as opiniões dos brasileiros sobre os rumos do País coincidem com o que eles leem e ouvem. A percepção pessoal costuma ser bem mais otimista do que a coletiva, algo que não ocorre mais: 82% versus 85%. Em abril de 2015, pouco depois das maiores manifestações pelo impeachment de Dilma, eram 75% os que não concordavam com o rumo que o País.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Desde então, a proporção de pessoas que acredita que o País segue no rumo certo caiu de 42% (2014) para 20% (2015), até os 14% atuais. Para se ter uma ideia, no pior momento do governo Lula, em dezembro de 2005, 30% concordavam com a direção dada pelo petista ao Brasil.

Baixe agora a Carteira InfoMoney 2016! Basta deixar o seu email abaixo:

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.