71% dos brasileiros veem necessidade de reformar a Previdência, mostra XP/Ipespe

Pesquisa também indica disposição de parte dos brasileiros em "cortar na própria carne", já que o apoio ocorre simultaneamente à percepção do impacto das medidas a serem implementadas

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – O número de brasileiros que veem a reforma da Previdência como uma necessidade para o país cresceu no último mês. Segundo pesquisa XP/Ipespe, realizada entre os dias 9 e 11 de janeiro, 71% agora compartilham da visão – 8 pontos percentuais a mais do que em dezembro. Já o grupo dos que rechaçam a ideia caiu de 30% para 22%. A medida é tratada como prioridade pelo governo de Jair Bolsonaro e deverá ser encaminhada ao Congresso Nacional em fevereiro. O Planalto avalia que quanto maior apoio popular à medida, mais fácil será convencer os parlamentares a votar.

A percepção de necessidade de se promover mudanças no sistema brasileiro de aposentadorias é a maior já registrada pela pesquisa XP/Ipespe, superando em 4 pontos percentuais o primeiro levantamento da série, realizado em novembro. A pesquisa ouviu 1.000 entrevistados, por telefone, em todas as regiões do país. A margem máxima de erro é de 3,2 pontos percentuais para cima ou para baixo.

ipespe1401a

A pesquisa indica disposição de parte dos brasileiros em “cortar na própria carne”, já que o apoio majoritário à medida ocorre simultaneamente à percepção de que serão impactados por ela. De acordo com o levantamento, 58% avaliam que sentirão os impactos das mudanças, sendo 15% em maior proporção. Outros 37% acreditam que não serão atingidos. 6% não souberam ou não quiseram opinar.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

ipespe1401b

Entre os entrevistados que imaginam sofrer mais com os impactos da reforma estão os eleitores das regiões Nordeste (63%), Sudeste (58%) e Norte (57%), com atividade laboral (59%) e idade entre 16 e 17 anos (77%) ou 18 a 34 anos (71%), ensino médio (59%) ou superior completo (62%). Os dados estratificados estão na tabela abaixo:

ipespe1401c

Um dos pontos de maior tensão no núcleo do governo, a inclusão dos militares na reforma da Previdência é apoiada pela maioria dos brasileiros. Para 50% dos entrevistados, a categoria deve responder às mesmas regras dos demais trabalhadores, ao passo que outros 16% defendem a inclusão do grupo na reforma mas ainda com regras especiais. Já 24% acreditam que a medida não deve alterar regras para os militares.

ipespe1401d

Já quando o assunto é um possível aumento da contribuição dos servidores públicos, 49% dos entrevistados se dizem contrários enquanto 41% apoiam a medida. Outros 10% não souberam ou não quiseram responder.

Continua depois da publicidade

ipespe1401e

Confira a íntegra da pesquisa clicando aqui.

Metodologia

A pesquisa XP/Ipespe foi feita por telefone, entre os dias 9 e 11 de janeiro, e ouviu 1.000 entrevistados de todas as regiões do país. Os questionários foram aplicados “ao vivo” por entrevistadores e submetidos a verificação posterior em 20% dos casos. A amostra representa a totalidade dos eleitores brasileiros com acesso à rede telefônica fixa (na residência ou trabalho) e a telefone celular, sob critérios de estratificação por sexo, idade, nível de escolaridade, renda familiar etc.

O intervalo de confiança é de 95,45%, o que significa que, se o questionário fosse aplicado mais de uma vez no mesmo período e sob mesmas condições, esta seria a chance de o resultado se repetir dentro da margem de erro máxima, estabelecida em 3,2 pontos percentuais.

O Ipespe realiza pesquisas telefônicas desde 1993 e foi o primeiro instituto no Brasil a realizar tracking telefônico em campanhas eleitorais, a partir de 1998. O instituto tem como presidente do conselho científico o sociólogo Antonio Lavareda e na diretoria executiva, Marcela Montenegro.

Seja sócio das maiores empresas da bolsa com TAXA ZERO de corretagem! Clique aqui e abra uma conta na Clear!

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.