Pesquisa

7 em cada 10 brasileiros culpam Dilma por corrupção na Petrobras, diz Datafolha

Apesar disso, a imagem da presidente não foi abalada e segue com seu melhor resultado desde junho de 2013, com 42% das pessoas achando a gestão boa ou ótima

SÃO PAULO – Pesquisa Datafolha realizada entre 2 e 3 de dezembro mostra que 68% dos brasileiros – ou 7 entre cada 10 pessoas – acham que a presidente Dilma Rousseff tem alguma responsabilidade pelo escândalo da Petrobras (PETR3; PETR4), que envolve ainda outros políticos e grandes empreiteiras. Foram entrevistadas 2.896 pessoas.

Apesar deste resultado, a pesquisa também mostrou que a imagem da petista não foi abalada por esta avaliação. De acordo com o Datafolha, 42% das pessoas acham a gestão da presidente boa ou ótima, resultado igual ao de 21 de outubro, quando ela atingiu seu melhor patamar desde junho de 2013.

Por outro lado, a desaprovação teve leve aumento, subindo de 20% para 24% que acham a gestão ruim ou péssima. Sobre o segundo mandato de Dilma, 50% do eleitorado acredita que a presidente fará um bom governo a partir de janeiro, resultado 23 pontos menor que quando ela assumiu para seu primeiro mandato, em 2011.

PUBLICIDADE

Entre os motivos que “ajudam” a manter o nível de popularidade de Dilma está a queda com a preocupação em relação à corrupção. Em junho, este era o principal problema do País para 14% das pessoas, valor que agora caiu para 9%. Entre as preocupações, saúde segue liderando, com 43%, seguido de violência/segurança, com 18%.

Para completar, 40% dos brasileiros concordam com a presidente e afirmam que nunca houve tanta punição aos corruptos na história como tem ocorre hoje.