445 mil jovens de 15 a 18 anos tiraram o título de eleitor em março

Emissão de novos títulos cresceu 27,6% em relação a fevereiro, após o TSE fazer campanha nas redes sociais para engajar essa faixa etária

Agência Brasil

Publicidade

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou na terça-feira (5) que 445,5 mil jovens entre 15 e 18 anos tiraram seu título eleitor no mês de março. A procura foi maior entre os jovens com 17 anos (158,9 mil).

O número foi conquistado após campanha do tribunal nas redes sociais para engajar o público dessa faixa etária a comparecer às urnas nas eleições de outubro.

A emissão de novos títulos cresceu 27,6% em relação a fevereiro deste ano (quando 349 mil eleitores emitiram o documento), segundo o TSE.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Prazo acaba em maio

O prazo para tirar o primeiro título de eleitor, regularizar a situação do documento ou solicitar transferência do local de votação termina em 4 de maio. Após a data, o cadastro eleitoral será fechado e nenhuma alteração poderá ser feita nos registros.

Para verificar se há pendências, o eleitor deve entrar no site do TSE e checar se há algum débito em seu nome, como multa por não ter votado em eleições anteriores (o caso mais comum de irregularidade).

Data da eleição

O primeiro turno da eleição será em 2 de outubro, quando os eleitores vão às urnas para eleger o presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais.

Continua depois da publicidade

Um eventual segundo turno para a disputa presidencial e os governos estaduais será em 30 de outubro.

Checagem de notícias

O TSE também lançou um robô virtual para tirar dúvidas dos eleitores e combater a desinformação sobre as eleições.

A conversa com o assistente virtual pode ser iniciada adicionando o número +55 61 9637-1078 à lista de contatos do WhatsApp.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.