40% avaliam governo Lula como positivo e maioria espera gestão melhor do que a de Bolsonaro, diz pesquisa

Impressões positivas sobre o governo são maiores entre eleitoras mulheres, eleitores com nível de escolaridade até o Ensino Fundamental e do Nordeste

Marcos Mortari

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Publicidade

Quatro em cada dez eleitores brasileiros têm uma boa impressão sobre os primeiros 45 dias do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É o que mostra pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (15).

Segundo o levantamento, 20% da população considera a atual gestão negativa, enquanto 24% regular. Outros 16% não opinaram.

As impressões positivas sobre o governo são maiores entre eleitoras mulheres (44%), eleitores com idade de 35 a 59 anos (42%) e acima de 60 anos (41%), com nível de escolaridade até o Ensino Fundamental (49%), renda familiar mensal de até dois salários mínimos (47%), pretos (45%) e pardos (43%), e residentes da região Nordeste (62%).

Continua depois da publicidade

Considerando o voto no segundo turno das últimas eleições presidenciais, realizadas em 30 outubro de 2022, o governo Lula é considerado positivo por 69% daqueles que declararam voto nele. Outros 21% avaliam sua gestão como regular.

Entre aqueles que votaram em seu adversário, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), 51% veem o atual governo como negativo, contra 7% de avaliações positivas. Já no grupo dos que dizem não ter votado em nenhum dos dois (ou seja, votaram em branco, nulo ou se abstiveram), 23% veem uma gestão favorável até aqui, contra 18% de percepções desfavoráveis.

Para 33% dos entrevistados, o governo Lula está melhor do que o esperado, ao passo que 18% veem a gestão abaixo das expectativas até o momento. Outros 38% entendem que o governo está em linha com o que se esperava.

Continua depois da publicidade

Questionados sobre a forma como Lula se comporta, 65% dos eleitores dizem aprovar, ao passo que 29% desaprovam. O grupo dos que não responderam somou os outros 6% da amostra. Para 55%, o presidente está buscando ser mais moderado. Outros 34% veem uma postura radical.

O levantamento mostra, ainda, que 60% dos entrevistados acreditam que o governo Lula será melhor do que o de Bolsonaro. Já os que acreditam o oposto hoje somam 27%. Outros 8% acham que a nova gestão será igual à do antecessor, enquanto 5% não responderam.

Entre os eleitores que dizem não ter votado em nenhum dos candidatos, 50% estão mais otimistas com Lula. Há ainda 13% dos eleitores declarados de Bolsonaro que acham que o novo presidente fará uma gestão melhor do que o antecessor.

Continua depois da publicidade

A pesquisa Genial/Quaest foi feita entre os dias 10 e 13 de fevereiro. Foram realizadas 2.016 entrevistas no modelo face a face, através da aplicação de questionários estruturados a uma amostra representativa da população de eleitores brasileiros.

A margem máxima de erro é de 2,2 pontos percentuais para cima ou para baixo. Já o nível de confiança é de 95%. Isso significa que, se mais de uma pesquisa fosse feita no mesmo período e sob as mesmas condições, essa seria a probabilidade de o resultado se repetir dentro do limite da margem de erro.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.