Bolsonaro diz que vê espaço para privatização “mais ampla” da Petrobras

Bolsonaro vê espaço para encaminhar privatização "mais ampla" da Petrobras

Rodrigo Tolotti

(Shutterstock)

Publicidade

SÃO PAULO – O presidente Jair Bolsonaro falou na manhã desta quinta-feira (25) que vê espaço para se encaminhar uma privatização “mais ampla” da Petrobras (PETR3; PETR4), segundo informou o Broadcast. A notícia fez as ações da estatal ganharem força e subirem mais de 1%, puxando o Ibovespa junto.

Temos refinarias, vamos dar um passo de cada vez. Pode-se caminhar para a privatização mais ampla da Petrobras”, disse o presidente, em café da manhã com jornalistas.

Durante o encontro, Bolsonaro também falou sobre os preços dos combustíveis no País e atribuiu a alta ao ICMS, cobrado pelos Estados.

Continua depois da publicidade

“O grande problema (do preço do combustível) é o ICMS, mas a pancada quem leva é o governo federal. Os Estados são os grandes vilões do preço do combustível. O Rio Grande do Sul vai reduzir o preço do ICMS? Tem avião que chega com tanque vazio em São Paulo”, disse o presidente.

Há uma semana, durante uma entrevista à GloboNews, o ministro da Economia, Paulo Guedes, insinuou que Bolsonaro o tem questionado sobre uma eventual privatização da Petrobras. 

Na ocasião, ele foi questionado por um jornalista da emissora se a crise gerada pelo reajuste do diesel “não mostra que o melhor caminho seria privatizar a Petrobras”. “Olha, você acabou de dizer um negócio que o presidente levantou a sobrancelha”, disse o ministro.

Cobrado por explicações sobre esse comentário, Guedes desconversou. “Ué, se o preço do petróleo sobe no mundo inteiro e não tem nenhum caminhoneiro parando no Trump, não tem nenhum caminhoneiro parando na Merkel, não tem nenhum caminhoneiro na porta do Macron, será que tem um problema aqui?”.

No dia seguinte, Bolsonaro explicou a declaração do ministro da Economia, dizendo à comentarista política da GloboNews Natuza Nery ter uma “simpatia inicial” por privatizar a Petrobras.

Apesar disso, em nenhum momento foi explicado qual é a proposta para realizar esta mudança na petrolífera. (Com Agência Estado).

Vai privatizar? Esteja bem posicionado para aproveitar: abra uma conta de investimentos na Clear com taxa ZERO para corretagem de ações!

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.