Em petrobras

Bolsonaro diz que precisa ser convencido sobre reajuste; ações da Petrobras intensificam queda

"Se me convencerem (Petrobras), tudo bem; se não, daremos resposta adequada a vocês", afirmou o presidente

Jair Bolsonaro
(Marcos Corrêa/PR)

SÃO PAULO - O presidente Jair Bolsonaro se pronunciou sobre a suspensão do reajuste do diesel de 5,74%. A Petrobras (PETR3;PETR4) havia anunciado o aumento do preço do combustível na tarde de ontem, mas voltou atrás por determinação do presidente, o que azedou o mercado e, principalmente, os papéis da petroleira. 

Bolsonaro deu declarações contraditórias sobre a sua decisão em evento de inauguração do novo aeroporto de Macapá, nesta sexta-feira (12). Ele afirmou que não vai ser intervencionista e nem vai praticar as políticas que fizeram no passado. 

Contudo, afirmou que se surpreendeu com o reajuste de 5,74% e ligou para o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco e convocou todos da empresa para esclarecer o reajuste. 

Ele afirmou que a Petrobras terá que convencê-lo do reajuste se a inflação projetada é inferior a 5%. "Se me convencerem (Petrobras), tudo bem; se não, daremos resposta adequada a vocês". 

O presidente ainda afirmou ter convocado funcionários da petroleira para conversar na próxima terça-feira de forma a esclarecer a política de preços adotadas.

Após a fala de Bolsonaro, as ações da Petrobras intensificaram as perdas: às 13h55 (horário de Brasília), os ativos PETR3 caíam 7,94, a R$ 29,31, enquanto os ativos PETR4 tinham baixa de 7,68%, a R$ 25,85. 

“Não sou economista, já falei que não entendia de economia, quem entendia afundou o Brasil, tá certo? Estou preocupado também com o transporte de cargas no Brasil, com os caminhoneiros. São pessoas que realmente movimentam as riquezas, de norte a sul, leste a oeste e que tem que ser tratados com devido carinho e consideração. Nós queremos um preço justo para o óleo diesel”, disse ele.

Vale destacar que a categoria dos caminhoneiros chegou a ameaçar uma nova greve esse ano e, após a decisão de Bolsonaro, o líder da categoria, Wallace Landim, agradeceu o presidente pela suspensão do reajuste do diesel. 

Proteja seu dinheiro das incertezas. Clique aqui e abra a sua conta gratuitamente na XP Investimentos

 

 

Contato