Quem é Roberto Castello Branco, o nome de Bolsonaro para presidir a Petrobras

Economista trabalhou 15 anos na Vale e já fez parte do conselho de administração da Petrobras e agora será o presidente da estatal

Rodrigo Tolotti

Publicidade

Atualizada em 19 de novembro, às 7h45 (horário de Brasília)

SÃO PAULO – Definida a eleição de Jair  Bolsonaro (PSL), começam a sair os primeiros nomes para compor não só a equipe de ministros, mas outros nomes importantes escolhidos pelo presidente. Entre eles, havia uma grande expectativa pelo futuro comandante da Petrobras (PETR3;PETR4). 

E para este cargo, havia um favorito, que foi confirmado no posto nesta segunda-feira (19): Roberto Castello Branco. O nome é de agrado do futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, já que ambos tem uma postura liberal, vinda da conhecida Universidade de Chicago e sua ida para o comando da estatal foi confirmada em nota por Guedes. 

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Castello Branco tem tem doutorado em Economia pela FGV e pós-doutorado pela Universidade de Chicago. Uma de suas primeiras atuações profissionais foi como professor na Escola de Pós-Graduação em Economia da própria FGV.

Em seguida, em 1985, assumiu o cargo de diretor de Normas e Mercado de Capitais do Banco Central, no governo de José Sarney. Nos anos seguintes atuou como diretor em diversas instituições financeiras. 

Em 1999 se tornou diretor de Relações com Investidores e economista-chefe da Vale, cargo em que ficou por quinze anos. Após sua saída da mineradora, entre 2015 e 2016 foi membro do conselho de administração da Petrobras.

Continua depois da publicidade

Atualmente, Castello Branco atua como diretor da FGV e já havia se colocado à disposição para contribuir com o governo Bolsonaro.

Aproveite as oportunidades da Bolsa: abra uma conta na Clear com taxa ZERO de corretagem!

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.