Mesmo com reajuste, Petrobras está em uma encruzilhada no curto prazo, diz Citi

Para analista, chances são baixas de que o reajuste nos preços venha a ser suficiente para manter as taxas de crédito da estatal sob controle

Paula Barra

Publicidade

SÃO PAULO – Mesmo prevendo um reajuste nos preços dos combustíveis, a Citi Corretora aponta que as ações da Petrobras (PETR3; PETR4) continuam em uma encruzilhada no curto prazo. 

Isso porque, mesmo que haja um aumento nos preços, são baixas as chances de que o reajuste venha a ser grande o suficiente para manter as taxas de crédito da Petrobras sob controle e restaurar totalmente a lucratividade observada no segundo trimestre, comenta o analista Fernando Valle, da corretora.

Embora espere que vários catalisadores sejam manejados pela empresa nos próximos meses, o analista enfatiza que uma performance superior dependeria de novas altas do câmbio, aumentos maiores nos preços dos produtos e/ou melhorias significativas na governança. 

Continua depois da publicidade

Valle estima em uma reajuste dos preços de 5% e 10% para gasolina e diesel, respectivamente, nos próximos dois meses. A explicação é que nos últimos dois anos e meio todos os aumentos de preços autorizados pelo governo foram feitos durante reduções da diferença sobre os preços internacionais, particularmente quando estavam, em média, 18% menor. Atualmente, a diferença entre os preços praticados pela Petrobras e internacionalmente caiu para 12,5% para gasolina, enquanto o desconto do diesel chegou a 19,7%. 

Nível crítico de alavancagem
Entre os pontos que também merecem atenção dos investidores, o analista ressalta o nível crítico de alavancagem da empresa, ao passo que a empresa deve gastar cerca de US$ 3 bilhões com participação de 40% no campo de Libra. 

A relação entre dívida líquida e patrimônio líquido encontra-se acima de 40%, enquanto o múltiplo dívida líquida sobre o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, medido pelo Ebitda, está estimado em 3,5 vezes para 2014. 

Como ponto positivo, o analista espera por novos desinvestimentos no quarto trimestre e vendas no equivalente a US$ 3 bilhões nos próximos 12 meses.

Além disso, como catalisador do segundo semestre, Valle acredita em uma forte recuperação da produção, embora ainda com volatilidade no curto prazo, com cinco novas plataformas adicionando uma capacidade de 610 mil barris diários diários, a ser ativada no quarto trimestre.