Petrobras quer alinhar preços de combustíveis aos valores internacionais

Durante teleconferência, diretor destacou ainda que companhia deve vender ativos nos próximos meses como parte do seu plano de desinvestimentos

Reuters

Publicidade

RIO DE JANEIRO – A Petrobras (PETR3;PETR4) venderá ativos nos próximos meses, como parte do seu plano de desinvestimentos estimado em 9,9 bilhões de dólares, informou o diretor financeiro da petroleira, Almir Barbassa, nesta segunda-feira.

Paralelamente, como forma de melhorar seus resultados e garantir caixa suficiente para fazer frente ao robusto programa de investimentos sem extrapolar o endividamento, a estatal quer preços internos mais compatíveis com os do mercado internacional, disse o executivo nesta segunda-feira.

A maior parte do plano de desinvestimentos da companhia será executada ainda neste ano, informou o executivo, durante teleconferência com investidores para analisar resultados da empresa do segundo trimestre, divulgados na última sexta-feira.

Continua depois da publicidade

“Esperamos um semestre mais ativo em desinvestimento”, afirmou.

A empresa desinvestiu neste ano cerca de 1,8 bilhões de dólares, lembrou Barbassa. A Petrobras vendeu participações em ativos na África para o BTG Pactual.

Com alavancagem de 34 por cento atingida no segundo trimestre –e com possibilidade de atingir 35 por cento –, a estatal busca novos ajustes de combustíveis.

“Estamos trabalhando intensamente para alinhar os preços internos de derivados de petróleo aos internacionais”, afirmou Barbassa.

A estatal bateu recordes de refino no segundo trimestre, preparando-se com formação de estoques para algumas paradas em suas instalações, afirmou o diretor de Abastecimento, José Cosenza.

A Petrobras apresentou lucro líquido de 6,201 bilhões de reais no segundo trimestre, valor acima das estimativas do mercado, com um crescimento da produção de combustíveis vendidos a preços maiores e uma mudança contábil que evitou perda bilionária pela alta do dólar.

Com utilização de 99 por cento da capacidade de refino, a petroleira atingiu receita de vendas de 73,627 bilhões de reais, um aumento de 8,2 por cento em relação ao mesmo período do ano passado e de 2 por cento ante o primeiro trimestre, informou a companhia brasileira nesta sexta-feira.

As ações preferenciais da empresa operavam em alta de 0,9 por cento às 12h33, após ganhos de mais de 3 por cento anteriormente, enquanto o Ibovespa subia mais de 2 por cento no mesmo horário.