Vale e Petrobras estudam parceria na produção de óleo de palma no Pará

Parceria entre a mineradora e a Petrobras Biocombustível prevê ainda a produção de biodiesel para atender a região Norte do País

Nara Faria

Publicidade

SÃO PAULO –  A Petrobras Biocombustível (PETR3, PETR4) e a Vale (VALE3, VALE5) estudam a possibilidade de parceria para a produção de óleo de palma e biodiesel.

De acordo com comunicado enviado pela petrolífera, o presidente da Petrobras Biocombustível, Miguel Rossetto, visitou nesta terça-feira (14) – a convite do diretor global de Energia da Vale, João Coral -, uma planta de extração de óleo de palma desta empresa no município de Moju, no Estado do Pará. 

O projeto da Vale prevê a produção de biodiesel B20, composto de 20% de óleo de palma, para atender a suas operações no Brasil a partir de 2015. Atualmente conta com áreas de plantio e uma extratora com capacidade de produzir 25 ton/hora de óleo. A mineradora vai construir mais uma planta extratora e uma usina de biodiesel no Estado. 

Continua depois da publicidade

A Petrobras Biocombustível também implementa uma usina de biodiesel no Pará. O empreendimento, definido no Plano de Negócios e Gestão 2012-2016, terá capacidade de produzir 230 milhões de litros de biodiesel por ano, para atender a região Norte do País. 

Parcerias
A Vale e Petrobras assinaram em abril deste ano, protocolo de intenções que trata de projetos conjuntos em andamento nas áreas de potássio, fertilizantes nitrogenados, termelétrica, ativos de petróleo, gás e de biodiesel, além de logística. O protocolo tem como objetivo estudar a viabilidade técnico-econômica dos projetos de interesse comum entre o Sistema Petrobras e a Vale.