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XP Seguros chega a R$ 800 milhões de captação em menos de dois meses

São 19 fundos disponíveis na plataforma da XP e com R$ 5 mil já é possível contratar um plano por meio de seu assessor

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(Shutterstock)

Aos poucos os brasileiros estão entendendo que o planejamento financeiro é bem importante. Mais que isso, a semente foi plantada: ter dinheiro para manter uma qualidade de vida quando parar de trabalhar deve ser uma prioridade atualmente. Para qualquer pessoa, em qualquer idade, a previdência deveria ser um tópico importante.

O mercado de previdência complementar aberta atual no Brasil gira em torno de R$ 870 Bilhões, segundo dados da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi). No entanto, 90% dos planos de previdência privada se concentram nos grandes bancos, onde os clientes não têm acesso às melhores oportunidades. Mas a XP Seguros, seguradora do Grupo XP, quer mudar esse panorama com o foco em previdência aberta.

E os resultados até agora são impressionantes. Em menos de dois meses de operação, a captação foi alta: mais de R$ 1 bilhão solicitados de portabilidade, sendo aproximadamente R$ 800 milhões já convertidos em reservas. São patamares relevantes para uma empresa que foi colocada de pé em cerca de um ano com uma equipe muito enxuta. “O resultado foi possível graças também ao poder de distribuição do Grupo XP e a sinergia com as outras áreas, como tecnologia, operações, originação de fundos, entre outras”, afirma Roberto Teixeira, responsável pela XP Seguros.

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O trabalho em equipe somado a um serviço totalmente online, ágil, prático e com taxa zero de carregamento, tem um potencial significativo. Hoje, são 19 fundos disponíveis na plataforma da XP e com R$ 5 mil já é possível contratar um plano por meio de seu assessor.

Mas para além dos bons resultados já apresentados, a seguradora tem uma proposta de valor diferente da concorrência. O objetivo é mudar a forma como o brasileiro se prepara para o futuro, baseado em três principais pilares: educação financeira, portfólio de produtos diferenciado e experiência do cliente.

Embora o caminho ainda seja longo, o passo mais importante para mudar o panorama atual realmente é a educação financeira para ensinar os brasileiros e potenciais clientes sobre o tema previdência e seus benefícios. Isso, em conjunto com uma boa experiência para conquistar a fidelidade e um portfólio variado e atrativo, a seguradora parece estar no caminho certo.

Ainda, o executivo destaca que outro diferencial é a perspectiva adotada pela seguradora. “É uma questão simples: as seguradoras de maneira geral deveriam trabalhar e desenvolver melhores serviços, afinal vende-se serviço ao cliente e não produtos. Mas geralmente as empresas focam em portfólio e não na experiência do cliente. A XP Seguros vai focar na venda do pacote completo e não só no produto”, afirma Teixeira.

“Não tem produto fiscalmente mais eficiente”

Com a expectativa da aprovação da reforma da Previdência para este ano, que motiva o brasileiro a se preparar, o assunto planejamento financeiro está sendo mais e mais discutido. De fato, fazer seu dinheiro trabalhar para você é a melhor solução possível para garantir um bom futuro. Mas é preciso aplicar nos produtos de longo prazo certos e os fundos de previdência são ideais.

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“No Brasil, não tem um produto fiscalmente mais eficiente do que a Previdência, mas o setor ainda é mal trabalhado e mal explorado. Estamos aqui para mudar essa perspectiva e explicar os conceitos sobre a previdência para o brasileiro para desmistificar esse tipo de aplicação”, afirma Roberto Teixeira, responsável pela XP Seguros.

Em termos tributários, ele explica que a portabilidade entre planos é um diferencial na Previdência. “É um produto para se ter por décadas. Mas durante esse período é normal que o cliente queira realocar seu dinheiro em diferentes estratégias, conforme o cenário econômico ou momento de vida. O fato de não pagar IR a cada realocação, faz com que seus investimentos sejam maximizados ao longo do tempo”, diz.

Mas em outros tipos de investimentos, para fazer essa mudança de produto, a pessoa precisa resgatar o dinheiro para alocar em outra estratégia – o que inclui pagamento de imposto. Enquanto, que em planos de previdência essa realocação não tem custo algum. Ou seja, esse dinheiro fica no seu bolso rendendo. E faz muita diferença. Para ter uma ideia, em uma estimativa simples feita pela seguradora, mostra que considerando o patamar atual de juros no Brasil, fazendo apenas 10 realocações em 25 anos de investimento a pessoa poderia ter 10% a mais de dinheiro simplesmente por não pagar esses impostos.

Atualmente, a XP Seguros, em termos de captação líquida no ano, já é uma das 10 maiores do país – com menos de dois meses de operação. “O nosso objetivo em termos de reserva é estar entre as 10 maiores seguradoras em previdência do país em dois anos. O sonho é grande: queremos assessorar o cliente desde a primeira transação, até a fase de desacumulação, o acompanhando durante toda a vida”, finaliza Teixeira.

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