Conteúdo oferecido por

XP Empresas quer estimular ecossistema empreendedor

Hub conecta clientes PJ a diversos parceiros estratégicos, além de estimular iniciativas empreendedoras

MoneyLab

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

No mercado financeiro, uma das histórias de empreendedorismo mais exitosas é a criação da XP por Guilherme Benchimol, em 2005. Os desafios enfrentados na época não destoam muito do que hoje um empreendedor tem que encarar para pôr seu negócio de pé – o acesso ao capital é limitado e caro; há uma disputa acirrada pelos investidores; estabelecer relacionamentos dentro do ecossistema em que irá atuar leva tempo; e o desconhecimento de ferramentas de gestão e de investimento adequadas também prejudica.

É a expertise de quem conseguiu romper estas barreiras e se tornou a XP Inc, companhia com capital aberto nos Estados Unidos, que uma área da companhia, a XP Empresas, quer levar até os empreendedores.

A unidade desenvolveu um hub com soluções que conectam os clientes PJ a diversos parceiros estratégicos, além de estimular iniciativas empreendedoras.

Continua depois da publicidade

“Oferecemos soluções e serviços para empresas maduras e startups. Nosso objetivo é ser um grande player no ecossistema de empreendedorismo, onde o empreendedor pode começar seu negócio e ter todo suporte necessário, indo até o IPO por exemplo”, comenta Thiago Aunhão, coordenador comercial da XP Empresas.

Uma das dores do empreendedor é saber gerir bem o caixa, para isso é  importante que a empresa ou startup tenha o máximo de previsibilidade possível do cronograma de uso do recurso, visando escalonar os vencimentos dos investimentos para aumentar a rentabilidade média da carteira.

“A implementação de uma cultura que se preocupe com a gestão financeira do caixa da empresa é de muita importância para que ela tenha uma governança e uma gestão de recursos eficiente. Uma maneira de fazer isso é utilizando diversos produtos financeiros na composição do caixa, como compromissadas para o dinheiro de dia a dia, fundos de liquidez diária, CDBs e etc”, completa Thiago.

Continua depois da publicidade

Em outubro, a XP distribuiu mais de 82,5% das emissões bancárias negociadas no Brasil, portanto consegue disponibilizar a todos os investidores um market place completo para gestão de recursos da empresa, independente de quem seja o emissor do papel.

“A assessoria especializada e próxima serve justamente para entendermos o perfil de gastos, investimentos e despesas das empresas de forma que possamos estruturar uma solução adaptada a realidade de cada uma”, explica Aunhão.

Outro executivo da XP Empresas, o coordenador comercial Nathan Cohen, reforça a importância de estratégias que fortaleçam o ecossistema das startups.  “Uma maneira é ajudando a receberem o aporte, a investir, a gerir o caixa de maneira mais eficiente. Muitos founders deixam isto de lado para focar no negócio”, comenta Cohen, acrescentando que também é essencial estimular a aproximação dos fundadores das empresas com o mercado.

Continua depois da publicidade

“Temos diversas iniciativas nessa direção na XP.  Quem está começando um negócio tem dificuldade de conhecimento, inteligência de mercado, de achar parceiros para se relacionar e podemos ajudá-lo nesta jornada”, acrescenta.

Entre as iniciativas da XP Empresas nesta direção foi apoiar o primeiro evento da ProFounders que reuniu empreendedores para debaterem seus negócios e se aproximarem.

A ideia de criar a ProFounders nasceu dentro da Aimorés Investimentos, um fundo de venture capital. “Nós e a XP temos propósitos parecidos de promover experiências ricas e que possam impactar os founders. A gente se propõe a conversar com este pessoal e os diferentes elos da cadeia”, comenta Natan Sztamfater, sócio da Aimorés e idealizador da ProFounders.

Continua depois da publicidade

A proposta da ProFounders, que no primeiro evento contou como apoio da XP Empresas, é realizar reuniões bimestrais. A própria XP Empresas antes de apoiar o encontro da ProFounders já tinha realizado seu o Meet Up XP, evento cujo objetivo é difundir conhecimento e ser um ambiente de encontros.

“Nossos esforços vão muito na direção do que a ProFounders se propõe, que é reunir pessoas, estimular o ecossistema. Começamos com o Meet Up e vamos seguir levando conhecimento a todos”, comenta Cohen, da XP. “Temos um sonho grande na XP de ajudar o empreendedor que hoje é pequeno, mas no futuro pode ser um novo unicórnio.”

Clique para saber mais sobre a XP Empresas.


MoneyLab

MoneyLab é o laboratório de conteúdo de marcas do InfoMoney. Publicidade com criatividade e performance a favor de grandes ideias. Publicamos conteúdos patrocinados para clientes e parceiros.