Conteúdo oferecido por

XP busca por especialistas para seguir estratégia de reforçar a oferta de seguros e previdência

Plataforma variada e parceria com escritórios estimulam as frentes de produtos de proteção financeira

MoneyLab

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

A visão de um atendimento 360 dos clientes, que vá além da oferta de produtos de investimentos e inclua um planejamento financeiro capaz de avaliar, prever e mitigar situações de risco é uma das frentes de atuação no foco da XP. Referência por transformar o mercado de investimentos e o trabalho dos escritórios de agentes autônomos, a nova jornada que a XP busca promover, por meio da XP Vida e Previdência S.A. e da XP Corretora de Seguros Ltda., visa estimular na sua rede a oferta de produtos de proteção financeira – seguros e previdência.

A parceria com seguradoras para a oferta de produtos sob medida e a busca por profissionais especialistas são os objetivos da nova empreitada. Uma das frentes da XP é atrair profissionais dedicados ao tema, o que tem sido feito com campanhas para formar especialista em seguros e previdência para que atuem junto à rede de escritórios parceiros.

A visão de que a oferta de seguros e de produtos de previdência agrega valor às estratégias de investimento dos clientes é o motivador da XP.

Continua depois da publicidade

“Os escritórios associados conseguem prestar serviços relevantes além dos investimentos, o que inclui seguros e previdência. Muitos parceiros hoje contam com estruturas dedicadas e especializadas nos temas de planejamento sucessório e proteção patrimonial de longo prazo”, comenta Amâncio Paladino, diretor de Produtos da XP Vida e Previdência.

Quer ser um especialista em seguros e previdência? Acesse

Para o executivo, também é papel dos escritórios promover estratégias que protejam os clientes, sejam pessoas físicas ou jurídicas, função que produtos de seguros e a previdência podem cumprir.

Publicidade

Os diferentes tipos de riscos a serem mitigados podem ser ligados a temas como o sucessório familiar, sucessório empresarial, doenças graves, acidentes pessoais, interrupção de atividades, riscos empresariais etc.

“Tem sido um trabalho intenso disseminar a cultura de proteção patrimonial e uma parcela significativa de nossos parceiros já está capacitada e estruturada a orientar os clientes, considerando os riscos em conjunção com aspectos de investimento e tributários. Na outra ponta, uma rede de parceiros crescente exige um trabalho constante e nosso trabalho sempre evolui”, acrescenta Paladino, ao citar os esforços da XP para qualificar a rede de agentes autônomos.

Além de ajudar a atrair novos profissionais focados em seguros, a XP atua em outras duas frentes para colaborar com os escritórios parceiros. Em uma delas o foco é em oferecer a melhor estruturação e distribuição de produtos do mercado. Na XP, há uma série de seguros exclusivos que foram desenhados em conjunto com as seguradoras.

Continua depois da publicidade

“Isso vale também para previdência, que oferece versões previdenciárias de grandes fundos do mercado, atrelados aos produtos criados pela nossa seguradora.” Hoje, a XP  oferece produtos de mais de 10 seguradoras nos mais diversos ramos de vida até planos de saúde.

A segunda frente de atuação foca na melhor distribuição de resultados entre fornecedores, distribuidores e seguradoras agregando o valor para o cliente final.

“Nossos parceiros de distribuição têm acesso a uma plataforma super completa de funcionalidades, atendimento e capacitação, o que assegura ao cliente final uma experiencia mais fluída e simples desde o momento da oferta, passando pela aceitação dos riscos, alocação dos ativos e indo até o pagamento dos resgates ou sinistros”, explica o executivo da XP.

Publicidade

Mercado demanda proteção

As iniciativas da XP para estimular a oferta de seguros pela rede de escritórios parceiros responde tanto a uma melhora na percepção do brasileiro quanto à importância da previdência privada para complementar a renda, quanto ao maior interesse em mitigar riscos.

A covid-19 reforçou a necessidade de lidar com temas sucessórios, na pessoa física, e mesmo proteger o patrimônio ou o fluxo de caixa, nas empresas. No ramo de vida, os prêmios do mercado avançaram 12,5% no primeiro trimestre de 2023 em relação ao mesmo período de 2022, segundo dados divulgados pela CNseg.

Quer ser um especialista em seguros e previdência? Acesse

Já no setor de previdência aberta, de acordo com a Fenaprevi, os últimos anos foram de crescimento constante dos ativos geridos pelas seguradoras, atingindo a casa dos R$ 1,26 trilhão, no primeiro trimestre de 2023.

“A decisão pela compra de uma apólice de seguros e pela aplicação em um plano de previdência é, na maioria das vezes, baseada numa consultoria e numa boa assessoria”, comenta Paladino. “Temos um momento único do mercado segurador onde tanto a sociedade como os assessores estão dispostos a tocar no tema de planejamento sucessório, patrimonial e investimento de longo prazo”, complementa.

Crescimento da operação

Toda a estratégia voltada a ampliar o mix de seguros de vida e previdência ofertados na rede de parceiros tem dado resultado. Considerando dados do primeiro trimestre de 2023, conforme disponível no site de RI da XP Inc., o crescimento das receitas em relação primeiro trimestre de 2022 no ramo de previdência foi de 17% e no ramo de seguros foi de 42%.

“Nosso marketplace tem sob custódia mais de R$ 50 bilhões em previdência e a nossa seguradora própria é a líder de mercado entre as independentes, não ligadas a nenhum grande banco.” A campanha da XP para atrair e formar novos profissionais para atuarem como especialistas em seguros prossegue no site. Outras informações podem ser acessadas aqui.

MoneyLab

MoneyLab é o laboratório de conteúdo de marcas do InfoMoney. Publicidade com criatividade e performance a favor de grandes ideias. Publicamos conteúdos patrocinados para clientes e parceiros.