XP Investimentos

OFERECIDO POR
Conteúdo Patrocinado

XP Alternative Week exalta investimentos alternativos como opção de diversificação

No evento de 29 de setembro a 01 de outubro, especialistas da XP apresentaram tipos de investimentos pouco conhecidos pelos brasileiros

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores
Diversificação

O evento Alternative Week, organizado pela XP, foi um verdadeiro sucesso e atraiu milhares de investidores interessados em entender melhor o que são os investimentos alternativos e como eles podem ser uma boa fonte de diversificação nas carteiras.

Ao longo de 3 dias, especialistas da XP e convidados realizaram painéis para discutir temas como Venture Capital, Private Equity e muito mais. E o melhor é que foi um evento 100% online e gratuito, o que chamou a atenção de mais de 11 mil inscritos no evento.

A seguir, vamos destacar os principais pontos das palestras que levaram à 86 mil acessos à página principal do evento. O destaque principal fica para o último painel, que contou com Guilherme Benchimol (fundador e CEO da XP Inc), Jorge Paulo Lemann (economista e empresário) e André Street (empreendedor e fundador da Stone).

Benchimol, Lemann e o Private Equity

A última palestra foi a mais aguardada do evento e apresentou diversos insights bacanas para os investidores. Ao discutir sobre o papel do Private Equity para o crescimento das empresas, o economista e empresário de sucesso Jorge Paulo Lemann destacou a importância desse tipo de investimento.

“É mesmo uma mentoria. O Private Equity traz contatos, governança, estratégias que levam a um crescimento mais e mais rápido”, destacou Lemann.

Lemann iniciou o painel comentando a evolução do Private Equity no Brasil, mas afirmou também que o caminho ainda é longo e está só no começo.

“É algo que te deixa mais inteligente, mais preparado e que faz com que o projeto seja ainda mais sólido. Toda empresa que deu certo tem um fundo que catapultou esse crescimento. Sócio bom te faz pergunta difícil e isso estimula muito o avanço”, afirmou Guilherme Benchimol, CEO da XP Inc.

Complementando os colegas, André Street, empreendedor e fundador da Stone, falou também sobre o processo de mentoria. “O Jorge Paulo foi um dos investidores no início da minha carreira e a experiência e credibilidade que ele acrescentou ao meu conhecimento foi muito importante”.

“Quanto mais você conhece a empresa e o investimento, melhor é a relação. Então precisamos escolher bem, avaliar bem, para que você invista em quem tem capacidade para tocar o que é proposto”, destacou Lemann sobre fatores importantes para evitar retornos negativos.

Para Street, a estratégia e característica do investimento também é muito importante. “O investidor tem que estar ciente que isso é parte de uma estratégia maior. O Private Equity deve compor o seu objetivo, e não ser um all in”.

“É no longo prazo que o investimento funciona e dá resultados”, complementou Benchimol.

No final da palestra, os três empreendedores destacaram alguns ensinamentos que os ajudaram a vencer dificuldades. “Em todas as crises há uma oportunidade para fazer melhor ou diferente. É uma coisa dura, você sofre, mas também te abre os olhos para outras formas”, afirmou Lemann, que relatou ter passado por 12 crises nos seus 81 anos de vida.

“Você deve ser como capim e não como bambu. O capim se adapta não importa a força do vento, enquanto o bambu quebra. Então devemos estar prontos para nos adaptar ao que não controlamos”, finalizou Guilherme Benchimol.

Abra uma conta gratuita na XP e confira os investimentos alternativos disponíveis. 

O que rolou na Alternative Week

Veja a seguir os temas de todas palestras da Alternative Week:

– Panorama Alternativos: Desafios e Oportunidades

Gustavo Pires, sócio da XP e responsável pela diretoria de fundos de investimento, abriu o evento dando um panorama dessa categoria de fundos. Depois, Leon Goldberg, também da XP, discutiu o ecossistema no Brasil, dados da indústria, tendências, oportunidades e melhores práticas para os investimentos alternativos.

Convidados: Andrea Minardi (professora sênior Fellow Research do Insper), Marina Procknor (sócia do Mattos Filho Advogados) e Chu Kong (gestor do XP Private Equity)

Assista à palestra aqui

– Fundos de Infraestrutura, Real Estate e Distress Asset: Desafios e Oportunidades

A analista de fundos alternativos da XP Amabile Rebeschini e Pedro Carraz, gestor da XP Asset Management, discutiram as tendências, oportunidades e desafios do mundo pós-pandemia.

Convidados: Meton Morais (sócio sênior e CIO da Starboard Asset) e Ralph Gustavo Rosenberg (sócio e CIO da Perfin Investimentos)

Assista à palestra aqui

– Angel Investing & Venture Capital: o nascimento de uma empresa

Sócio e Head de Inovação na XP, Marcos Sterenkrantz recebeu convidados para falar sobre a indústria de Venture Capital e como fundos, aceleradoras e venture builders contribuem para a não mortalidade de novos negócios.

Convidados: Romero Rodrigues (sócio diretor da Redpoint Eventures), Eric Acher (co-founder e managing partner na monashees) e Pedro Sirotsky (co-founder & managing partner na Igah, Ventures)

Assista à palestra aqui

– IPO de empresas investidas por fundos de private equity: casos de sucesso e casos que não deram tão certo

Nesta palestra, Pedro Mesquita (XP Investimentos) debateu o funcionamento do processo de venda via IPO e M&A, com seus prós e contras. Além disso, apresentaram casos de sucesso e casos que não deram tão certo.

Convidados: Priscila Rodrigues (sênior partner na Crescera Capital), Ricardo Leonel Scavazza (sócio da Pátria Investimentos e CIO Private Equity), Bruno Zaremba (sócio da Vinci Partners e head de Private Equity) e Wilson Rosa (managing director da Advent International)

Assista à palestra aqui

– Investimentos de impacto e ESG: o retorno de um mundo melhor

A sócia e diretora de ESG da XP Inc., Marta Pinheiro, recebeu convidados para falar sobre a importância do ESG para o futuro do planeta e como isso pode significar também retornos financeiros.

Convidados: Bruna Constantino (co-fundadora e chief impact officer na Positive Ventures), Anibal Wadih Souliman (sócio fundador da GEF Capital Partners) e Daniel Balestro Izzo (co-fundador e CEO da Vox Capital)

Assista à palestra aqui

– Private Equity como principal alavanca de crescimento das empresas

No fechamento da Alternative Week, Ana Laura Magalhães (fundadora do Canal Explica Ana) recebeu André Street, empreendedor e fundador da Stone, Guilherme Benchimol, fundador e CEO da XP Inc., e Jorge Paulo Lemann, economista e empresário suiço-brasileiro, para discutir a importância do Private Equity na economia real e fazer uma comparação entre a indústria brasileira e a mundial.

Assista à palestra aqui

Abra uma conta gratuita na XP e confira os investimentos alternativos disponíveis. 

Disclaimer: CONTEÚDO PATROCINADO XP INVESTIMENTOS CCTVM S.A. Este material foi elaborado pela XP Investimentos CCTVM S/A (“XP Investimentos” ou “XP”) e tem caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser interpretado como solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. Os prazos, taxas e condições aqui contidas são meramente indicativas. As informações contidas neste material foram consideradas razoáveis na data em que ele foi divulgado e foram obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis. A XP Investimentos não dá nenhuma segurança ou garantia, seja de forma expressa ou implícita, sobre a integridade, confiabilidade ou exatidão dessas informações. Os ativos, operações, fundos e/ou instrumentos financeiros discutidos neste material podem não ser adequados para todos os investidores. Os investidores devem obter orientação financeira independente, com base em suas características pessoais, antes de tomar uma decisão de investimento. A XP Investimentos não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material ou seu conteúdo. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao valor total do capital investido. A XP Investimentos se coloca à disposição para clientes que desejam obter informações, tirar dúvidas ou fazer reclamações por meio de seu Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). O contato do SAC é o telefone 0800 77 20202. A Ouvidoria da XP Investimentos tem a missão de servir de canal de contato sempre que os clientes que não se sentirem satisfeitos com as soluções dadas pela empresa aos seus problemas. O contato pode ser realizado por meio do telefone: 0800 722 3710. Para maiores informações sobre produtos, tabelas de custos operacionais e política de cobrança, favor acessar o nosso site: www.xpi.com.br.