Conteúdo oferecido por

Um dos autores mais consagrados do mundo, Al Brooks dá dicas para traders durante evento da XP

Trader profissional compartilha seu conhecimento no Sociedade do Gain, evento online e gratuito que acontece até 28 de fevereiro

MoneyLab

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

Há pouco menos de quatro décadas, Al Brooks deixava a carreira de cirurgião para se tornar trader. Buscou consistência por anos até que a Futures Magazine começou a publicar os seus artigos. Em 2009, ele lança seu primeiro livro, o qual rapidamente vira Best Seller da Amazon.

Como um dos autores mais consagrados do planeta, com 4 livros escritos e um dos cursos em vídeo mais famoso do mundo entre os day traders, Brooks compartilha parte dos seus saberes no Sociedade do Gain,  evento online e gratuito  organizado pela XP, que acontece nos dias de 26 a 28 de fevereiro.

No primeiro painel da noite de segunda-feira (26), Felippe Aranha, trader profissional e influenciador da XP conversa com Brooks sobre o Price Action – análise de gráfico que não utiliza os indicadores, apenas os candles.

A segunda mesa reúne Eduardo Becker, professor de Mercado Financeiro da B3, e Renan Rosa, day trader, analista e parceiro XP em um encontro que aborda o day trade e a  ‘profissão trader’. No último painel, Guilherme Cardoso, fundador da comunidade TraderX, bate um papo sobre a superação de desafios com Virna Dias, ex-jogadora de vôlei e medalhista Olímpica.

As conversas completas podem ser acompanhadas no site.

Dicas do mestre

Especialista em coordenar reações em diferentes situações durante o trading, Brooks compartilha dicas precisas para traders de todos os níveis. “Um ponto primordial é considerar a equação do trader. Ou seja, quando você está em uma posição, você tem que estar confortável e operar com um valor que você não se importe. A partir do momento que você se importa, tem emoção e a equação não fica positiva”, explica o autor.

Felippe Aranha provoca o escritor ao pontuar que no mercado não é possível ter 100% de certeza de nada, e fórmulas consagradas podem não funcionar por algum viés inesperado.  Neste contexto, ele pergunta a Brooks o que fazer caso um iniciante fique indeciso no meio de uma operação. “Em inglês, dizemos sempre: na dúvida, saia”, diz.

Trader como profissão

Quando um trader transforma essa atividade em sua principal fonte de renda, ele se profissionaliza. Em geral, essa pessoa tem experiência de gestão de risco, tomada de decisões rápidas e inteligência emocional. Além dessas características essenciais, um trader precisa ser o seu próprio gerente.

“É como se o day trader trabalhasse com carteira assinada. Entre as funções, é preciso fazer relatórios e estudar muito. O trabalho não se limita às 2 horas que se fica olhando os candles. É uma profissão que exige muita concentração e disciplina”, diz Becker, professor de Mercado Financeiro da B3. 

Para os iniciantes, o conselho de Rosa – day trader e  analista – é manter a tranquilidade para lidar com o risco. “A vantagem do day trade é poder condensar toda a experiência em uma operação. No mais, é preciso ter previsibilidade na gestão dos recursos, ou seja, operar com valores que você pode perder”, diz.

Superação de desafios

Assim como os traders, os esportistas precisam treinar exaustivamente para se destacar em momentos importantes em um jogo ou uma apresentação. Virna lembra que perdeu oportunidades no vôlei por conta da sua dificuldade de realizar a recepção dos saques.  

“Isso mudou quando Bernardinho me chamou para a seleção, em 1995. Ele disse que não existem dificuldades, e sim trabalho. Então eu  acordava mais cedo para treinar e ia embora sempre mais tarde. Ele me aconselhava dizendo que o medo é superado pelo trabalho”, lembra a esportista.

Depois de quatro meses de exaustivos treinamentos, Virna foi eleita a melhor receptora do mundo. “Nunca desistam do que vocês realmente querem. Com trabalho duro, é possível chegar lá. Parece uma lição óbvia, mas estamos sempre encontrando obstáculos para realizar o que queremos”, aconselha a atleta.

Ao adaptar o ensinamento para o universo do trader, Cardoso, fundador da comunidade TraderX, diz que é preciso disciplina e perseverança para ser um trader profissional. “Podemos alcançar a alta performance nos desafiando todos os dias. Não existe segredo nem fórmula mágica para o sucesso”, afirma.

As conversas podem ser acompanhadas na íntegra durante os próximos sete dias no site do Sociedade do Gain.

MoneyLab

MoneyLab é o laboratório de conteúdo de marcas do InfoMoney. Publicidade com criatividade e performance a favor de grandes ideias. Publicamos conteúdos patrocinados para clientes e parceiros.