XP Investimentos

OFERECIDO POR
Conteúdo Patrocinado

O que o mercado fala de COE?

Tire suas dúvidas sobre o Certificado de Operações Estruturadas

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores
arrow_forwardMais sobre

Confira as principais dúvidas sobre esse tipo de investimento:

O que é o COE?

O COE (Certificado de Operação Estruturada) é um investimento que permite ao brasileiro investir em diversos ativos de mercados internacionais, como commodities, ações, moedas, ETFs e índices.

PUBLICIDADE

Quais são as vantagens de investir em COE?

É uma oportunidade de estar exposto a investimentos que normalmente o brasileiro não teria acesso. O investidor consegue acessar o S&P 500, maior índice de Bolsa do mundo, a partir de um produto dessa categoria, por exemplo.

Com valores mínimos baixos, com cerca esse produto permite ao investidor diversificar seu portfólio, com a possibilidade de obter ganhos expressivos, minimizando os riscos.

Ainda, um dos benefícios do COE é a possibilidade de ter o chamado capital protegido. Ou seja, se o investidor aplicar R$ 5 mil, mesmo que os fatores do mercado levem essa aplicação a não render ou render menos do que o esperado, o investidor não vai perder esse dinheiro. Pelo contrário, terá de volta o seu R$ 5mil aplicados.

Considere que a bolsa americana apresente uma queda, por exemplo. Se o investidor comprou uma ação na bolsa americana: ele participa da queda e perde com isso; mas se investiu em um COE de capital protegido ligado a bolsa americana, ele recebe de volta seu capital investido, ou seja, o COE foi apenas um veículo de acesso a bolsa.

Devo alocar todo meu dinheiro em COE?

PUBLICIDADE

Não, o investimento deve funcionar como uma forma de diversificação da carteira. Um ponto muito importante para o investidor de COE, é entender que é um produto de longo prazo e não para reserva de emergência.

Assim, o retorno é mais alinhado à renda variável, do que renda fixa. O prazo de vencimento do COE varia geralmente de 2 a 5 anos, assim não é um ativo de curto prazo.

Quanto aplicar? 

Não existe um percentual ideal para investir em COE, cada investidor deve montar sua carteira de acordo com o perfil e necessidade de liquidez para o curto prazo. Mas para se ter uma ideia, no mercado internacional, onde o COE é um produto bastante utilizado para diversificação, o percentual médio normalmente observado nas carteiras varia entre 10% a 15%.

O que o mercado fala de COE? 

O COE é um produto relativamente novo no Brasil e mais complexo que muitos investimentos do mercado financeiro. Por isso, muitas pessoas e até instituições não compreendem como funciona.

Por exemplo, em relação a comissão que as corretoras ganham em cima desse produto, há algumas dúvidas. Na XP Investimentos, maior corretora independente do Brasil, a comissão máxima recebida dos bancos emissores para distribuir COEs é de 1,8% ao ano, em linha com as de fundos de ações e multimercados.

Essas taxas podem ser encontradas nas lâminas de divulgação dos COEs distribuídos pela corretora. Inclusive, a XP foi pioneira em divulgar as taxas máximas que ela recebe para distribuição dos COEs. Por outro lado, o cliente não paga taxa de administração nem de performance.

Ainda, é crucial que o investidor entenda o momento de mercado antes de investir em um COE, e qual o retorno máximo que o produto pode trazer.

Vale lembrar que o COE é apenas um veículo de acesso. Um COE ligado a bolsa brasileira terá um desempenho totalmente distinto de um ligado a um fundo de renda fixa global. O importante é que investidor saiba diversificar os COEs em diferentes classes de ativos.

 

Disclaimer: CONTEÚDO PATROCINADO XP INVESTIMENTOS CCTVM S.A. . Este material foi elaborado pela XP Investimentos CCTVM S/A (“XP Investimentos” ou “XP”) e tem caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser interpretado como solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. Os prazos, taxas e condições aqui contidas são meramente indicativas. As informações contidas neste material foram consideradas razoáveis na data em que ele foi divulgado e foram obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis. A XP Investimentos não dá nenhuma segurança ou garantia, seja de forma expressa ou implícita, sobre a integridade, confiabilidade ou exatidão dessas informações. Os ativos, operações, fundos e/ou instrumentos financeiros discutidos neste material podem não ser adequados para todos os investidores. Os investidores devem obter orientação financeira independente, com base em suas características pessoais, antes de tomar uma decisão de investimento. A XP Investimentos não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material ou seu conteúdo. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao valor total do capital investido. A XP Investimentos se coloca à disposição para clientes que desejam obter informações, tirar dúvidas ou fazer reclamações por meio de seu Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). O contato do SAC é o telefone 0800 77 20202. A Ouvidoria da XP Investimentos tem a missão de servir de canal de contato sempre que os clientes que não se sentirem satisfeitos com as soluções dadas pela empresa aos seus problemas. O contato pode ser realizado por meio do telefone: 0800 722 3710. Para maiores informações sobre produtos, tabelas de custos operacionais e política de cobrança, favor acessar o nosso site: www.xpi.com.br