XP Investimentos

OFERECIDO POR
Conteúdo Patrocinado

Mitos e verdades sobre a previdência privada

Portabilidade, rendimentos, tipo de fundos: entenda mais sobre os planos de previdência privada

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Em meio a tramitação da reforma da Previdência no Congresso, muitos brasileiros passaram a cogitar a previdência privada como uma alternativa para garantir uma aposentadoria mais tranquila e segura.  

O assunto, no entanto, ainda gera muitas dúvidas. Você sabe o que é mito ou verdade sobre os planos de previdência privada? 

Quer entender melhor a previdência privada? Clique aqui e assista o nosso vídeo.

PUBLICIDADE

“Eu não preciso de um plano de previdência privada, pois já pago a aposentadoria pelo INSS.”

MITO – Nem todos os trabalhadores vão conseguir manter o mesmo padrão de vida recebendo apenas o benefício do INSS. Por isso, pode ser necessário uma previdência privada. O ideal é buscar um plano que supere o CDI ao longo do tempo.

“Já tenho previdência no banco e não posso transferir para outra instituição.”

MITO Você pode fazer a portabilidade do seu plano e nem precisa entrar em contato com o banco. Na XP, por exemplo, a transferência é feita 100% online. Só é preciso saber as informações do extrato completo. Em até 10 dias úteis, prazo estipulado entre as seguradoras, a portabilidade é concluída.

“Já tenho uma Previdência no banco e estou tranquilo, pois estou investindo no meu futuro.”

MITO Previdência privada é um investimento. Por isso, é importante que ela tenha uma rentabilidade satisfatória. Preste atenção se o plano está adequado ao seu perfil e se rende acima do CDI.

PUBLICIDADE

Por exemplo, uma aplicação em um fundo de Previdência que rende 1% a mais no ano pode se tornar 21% maior em 25 anos, o que fará uma enorme diferença no seu futuro.

“Investir em previdência é simples.”

VERDADE São 3 passos para investir em um plano de previdência privada: escolher o tipo de plano, a tributação e o fundo.

Para tomar essas decisões, basta saber qual é o seu tipo de declaração de Imposto de Renda (que pode ser simples ou completa), se pretende investir no curto ou ao longo prazo avaliando a sua renda e descobrir qual seu perfil de investidor (conservador, moderado ou agressivo) para a escolher o fundo. Depois, é só investir pela internet.

“Já ouvi falar que fundos de previdência são só de renda fixa.”

MITO – Fundos de Previdência podem investir em outras classes como Multimercado, Ações e Moedas, por exemplo.

“Não preciso fazer uma previdência pois já guardo dinheiro de outra maneira.”

MITO — A previdência privada tem diferenciais próprios. Não paga o imposto semestral que existe em muitos fundos e a taxação do Imposto de Renda — dependendo do prazo de resgate — pode se limitar em apenas 10%. Além disso, a portabilidade ou mudança de fundo é isenta do IR. Outro diferencial é que é um dos investimentos mais indicados para quem quer deixar o patrimônio para herdeiros.

PUBLICIDADE

“Posso resgatar o valor investido em minha previdência a qualquer momento.”

VERDADE — É importante lembrar que você terá que pagar a taxa de Imposto de Renda que escolheu no momento em que contratou o plano de previdência. Vou dar um exemplo: se você tem uma previdência no regressivo e resgatar o valor em 10 anos, pagará apenas 10% de Imposto de Renda. Mas, se resgatar em 1 ano, pagará 35%. Por isso que geralmente o produto é contratado pensando a longo prazo.

“Previdência é um investimento apenas para quem já passou do 35 anos.”

MITO — O quanto antes você iniciar seus investimentos em previdência, menor será o Imposto de Renda que terá que pagar, já ele começa a contar do início da contribuição. Isso significa que se você deixar para muito tarde, corre o risco de pagar mais de 10% de IR quando resgatar o valor.

“Não vale a pena fazer previdência, pois quando eu me aposentar, terei que contratar uma renda mensal.”

MITO — Na previdência privada aberta, o valor que você contribui em um fundo vai rendendo e, quando chegar na idade da aposentadoria, poderá iniciar seus resgates e o dinheiro ainda continuará rendendo.

Quer saber mais sobre previdência privada? Clique aqui e assista o nosso vídeo.

Disclaimer: CONTEÚDO PATROCINADO XP INVESTIMENTOS CCTVM S.A. . Este material foi elaborado pela XP Investimentos CCTVM S/A (“XP Investimentos” ou “XP”) e tem caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser interpretado como solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. Os prazos, taxas e condições aqui contidas são meramente indicativas. As informações contidas neste material foram consideradas razoáveis na data em que ele foi divulgado e foram obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis. A XP Investimentos não dá nenhuma segurança ou garantia, seja de forma expressa ou implícita, sobre a integridade, confiabilidade ou exatidão dessas informações. Os ativos, operações, fundos e/ou instrumentos financeiros discutidos neste material podem não ser adequados para todos os investidores. Os investidores devem obter orientação financeira independente, com base em suas características pessoais, antes de tomar uma decisão de investimento. A XP Investimentos não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material ou seu conteúdo. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao valor total do capital investido. A XP Investimentos se coloca à disposição para clientes que desejam obter informações, tirar dúvidas ou fazer reclamações por meio de seu Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). O contato do SAC é o telefone 0800 77 20202. A Ouvidoria da XP Investimentos tem a missão de servir de canal de contato sempre que os clientes que não se sentirem satisfeitos com as soluções dadas pela empresa aos seus problemas. O contato pode ser realizado por meio do telefone: 0800 722 3710. Para maiores informações sobre produtos, tabelas de custos operacionais e política de cobrança, favor acessar o nosso site: www.xpi.com.br