Conteúdo oferecido por

Márcio Kieling conta por que agora prioriza o mercado financeiro ao trabalho de ator

Conhecido por papéis marcantes na TV e cinema brasileiro, Kieling virou trader profissional e comenta o que faz para buscar o sucesso nas suas operações

MoneyLab

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Márcio Kieling, ator e agora trader. Crédito: Divulgação

Publicidade

Durante mais de duas décadas, a carreira artística foi o plano A do ator e trader Márcio Kieling. Ele ficou conhecido nacionalmente por trabalhos marcantes em uma grande rede de televisão, e o papel do cantor Zezé di Camargo no filme 2 Filhos de Francisco. Durante a pandemia, Kieling começou a trilhar um novo caminho como trader – e desde então vem construindo uma segunda carreira de sucesso, acumulando ganhos como operador de day trade com o trabalho de influenciador digital dedicado ao tema.

Recentemente, Kieling foi um dos participantes do Café com Traders, evento realizado regularmente pela XP para estreitar relacionamento com clientes, promover networking e contribuir para o desenvolvimento dessa profissão, cujo tema foi a análise técnica do day trade.

“A profissão de trader é muito solitária e encontros como este são muito importantes para podermos trocar experiências e evoluir dentro do mercado”, afirma. Ele foi um dos participantes que realizaram operações na B3 durante o evento – e saiu no lucro.

Kieling começou a atuar como trader em 2020. “Sou filho da pandemia”, ele conta. “O mercado artístico parou completamente naquele momento e eu tive que buscar uma nova fonte de renda, porque os boletos não pararam de chegar. Uns amigos me apresentaram ao mercado financeiro e foi amor à primeira vista.”

Hoje, a atuação como trader e influenciador digital tornou-se o seu plano A. “O trabalho artístico virou uma espécie de hobby. Minha profissão principal hoje é trader”, diz Kieling. Entre os motivos que o atraíram para a nova carreira, ele cita, além do aspecto financeiro, a possiblidade de atuar de forma independente e o caráter meritocrático da profissão.

“Como ator, eu dependo de muitos fatores fora do meu controle para conseguir emendar um trabalho no outro. Como trader, dependo só de mim, do meu esforço, da minha dedicação e resiliência”, compara.

Kieling atua no mercado principalmente pela manhã. “Abro o computador logo cedo, faço minhas análises e opero das 9 horas até o meio-dia, podendo estar no lugar que quiser. Tenho liberdade financeira, liberdade geográfica e tempo livre para aproveitar com a família ou em outras atividades que eu escolher.”

Apesar desses benefícios, Kieling faz questão de chamar atenção para a necessidade de muito estudo, cuidado e resiliência para se estabelecer na profissão. “Nesse mercado, aparece muita gente vendendo ilusão, dizendo que dá para ganhar dinheiro com day trade facilmente. Isso não é verdade”, ele adverte. “A pessoa até pode ganhar um dinheiro rapidamente, por sorte, mas para ter resultado de forma consistente, é preciso se aprofundar no aprendizado.”

Em seu trabalho como influenciador, que inclui a co-apresentação do podcast A Arte do Trade, no qual traders de sucesso compartilham suas estratégias de atuação no mercado, Kieling estimula muito a busca de conhecimento.

“É uma profissão de alta performance que exige muito preparo, tanto quanto um médico, um advogado, um engenheiro ou um ator. Você não vai se tornar um trader de sucesso em três ou seis meses. São necessários pelo menos três ou quatro anos de aprendizado e resiliência para começar a ganhar dinheiro de forma consistente”, ele acredita.

Kieling acredita que a profissão de trader deverá crescer muito no Brasil nos próximos anos, impulsionada pelas novas plataformas de investimento e ferramentas tecnológicas que vêm ampliando cada vez mais o acesso aos mercados. “Hoje, não temos nem 300 mil traders operando na bolsa. Acredito que esse número deverá ser bem maior no futuro. Minha missão como influenciador é contribuir para que esse movimento aconteça da melhor forma possível.”

As melhores plataformas para operar na Bolsa. Abra uma conta na XP

MoneyLab

MoneyLab é o laboratório de conteúdo de marcas do InfoMoney. Publicidade com criatividade e performance a favor de grandes ideias. Publicamos conteúdos patrocinados para clientes e parceiros.