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Lifetime Investimentos: em meio à crise, atendimento diferenciado, acesso em tempo real às melhores oportunidades do mercado e educação financeira são a chave do sucesso

Em meio à crise do Coronavírus, o país vem sofrendo com os efeitos na economia. No mercado financeiro, parte dos investidores tem aproveitado a baixa para investir, enquanto a outra parcela está receosa com o cenário.

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Com a Selic em seu menor patamar da história, 3% ao ano, aplicar o dinheiro e obter bons rendimentos realmente pode ser um desafio. Por isso, cada vez mais um auxílio na hora de investir é muito bem-vindo. Neste cenário, a assessoria de investimentos vem ganhando espaço e pode fazer toda diferença na hora de aplicar o dinheiro.

A Lifetime Investimentos, escritório filiado à XP Inc. que nasceu em 2011, compreendeu rapidamente os desafios que essa fase poderia gerar e deu um passo à frente: estruturou muito bem todas as suas operações para que o atendimento e o relacionamento com o cliente à distância pudessem ser efetivos.

“Quando a pandemia começou, fomos rápidos na tomada de decisão, que envolveu preparar a infraestrutura de home office e operar sem deixar a peteca cair. Mesmo nesse período, mantivemos nosso índice NPS acima de 90”, explica Marcello Popoff, sócio-fundador do escritório.

Segundo ele, o sucesso se dá por uma somatória de diferenciais, que foram sendo conquistados ao longo do tempo. Entre eles, está a Mesa de Operações em Renda Variável da Lifetime Investimentos, que é uma das mais ativas da rede e conta com profissionais de ponta sempre atentos às movimentações do mercado. O time como um todo também foi destacado, já que foi rápido na resposta à situação e compilou uma operação de proteção devido ao momento.

“Com muita estratégia, conseguimos proteger boa parte das quedas em bolsa de clientes agressivos, pudemos nos aproximar ainda mais, oferecendo educação financeira, que é um dos nossos pilares, e levar oportunidade enquanto o mercado estava começando a ter o estresse”, explica Popoff.

Além disso, o escritório trabalhou também na orientação dos times para o balanceamento da carteira dos clientes. “Adequar os percentuais das categorias do mercado ao perfil de cada cliente também foi crucial. O movimento na carteira nos momentos certos fez com que ele comprasse bolsa quando caiu e aproveitasse também a proteção que montamos, além de títulos de renda fixa com boas taxas”, explica.

Assim, o escritório aproveitou a janela de oportunidade. “Nossa estrutura organizacional nos permitiu ter agilidade e saber o que fazer no momento de pânico”, diz.

Em um momento em que a Selic está em 3% ao ano e há expectativa de ainda mais cortes, os investidores precisam sair da zona de conforto. “Nos EUA, por exemplo, a taxa é 0,25%. No Japão, a taxa é -0,10%. Em países assim, a participação em renda variável é muito mais alta e o papel do assessor é fundamental”, diz Popoff.

O Brasil pode caminhar para algo nesse sentido, mas ainda está longe. Ele lembra que com a mudança de patamar da taxa de juros, muitos começaram a investir em renda variável e consequentemente tiveram maiores perdas nos últimos meses. “Estamos passando por um momento atípico e histórico, o que aumenta ainda mais a necessidade de o investidor ser assessorado por especialistas no mercado financeiro”.

Por isso, as estratégias da para continuar cumprindo com o propósito de gerar valor para a vida de seus clientes mesmo à distância não pararam por aí. Os eventos, por exemplo, que antes aconteciam no escritório recém inaugurado, localizado na Av. Juscelino Kubitschek, deram espaço a lives transmitidas diariamente pelo Youtube. Cada dia, os convidados podem participar de discussões com personalidades do segmento, gestores de outras casas, diretores da própria Lifetime, entre outros nomes.

O ambiente online, agora mais acessado do que nunca, também ganhou mais atenção. Foi lançada a Campanha Vire o Jogo com a Lifetime Investimentos, que visa escutar e atender pessoas que estejam se sentindo prejudicadas pelas últimas oscilações do mercado e insatisfeitas com o atendimento dos bancos tradicionais.

A operação é grande e para que continue a todo vapor, o time mantém reuniões diárias sobre o cenário atual, além de reuniões extras entre as equipes e de liderança. “São 120 pessoas conversando diariamente, a equipe toda está engajada. Nessas conversas, direcionamos as benfeitorias para os processos, alinhamos prioridades e temos também um comitê de contingenciamento de crise, que vem sendo um sucesso”, afirma.

Segundo Popoff, esse comitê já tem uma série de protocolos prontos para quando o retorno for possível. “Sabemos quem são as pessoas-chave que devem estar no escritório e faremos uma volta gradual quando for possível, sempre respeitando as orientações das autoridades e prezando pela saúde dos nossos profissionais, parceiros e clientes”, comenta.

Dado todo o esforço, Popoff diz que o escritório ainda não sentiu queda na receita, nem na captação de clientes, mas que estão preparados. “Temos tudo alinhado e sabemos que uma queda pode eventualmente acontecer”, admite.

Por fim, Popoff reitera a importância da responsabilidade social em um momento como esse. “Apoiamos a ONG Beija-Flores Solidários. Temos mobilizado clientes, amigos e parceiros para ampliarmos nossa capacidade de acolher crianças que estão sem a merenda escolar, que em muitos casos era a única refeição do dia que tinham”, diz.

Hoje, o escritório conta com 5 mil clientes e tem cerca de R$ 2,1 bilhões sob custódia.

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