Conteúdo oferecido por

Juro alto mantém o brilho dos fundos de crédito privado

Além de retornos maiores, os produtos menos líquidos desta categoria sofrem menos em momentos de estresse do mercado

MoneyLab

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Estimulados pelos juros altos que devem permanecer acima de dois dígitos ao longo de 2022, segundo o Boletim Focus, os fundos de crédito privado têm tudo para repetir o bom desempenho de 2021, ano em que  os produtos da classe Renda Fixa tiveram recorde de captação, com entradas de R$ 223 bilhões em recursos, segundo dados da Anbima.

A expectativa é que o ingresso de recursos nos fundos de crédito privado siga forte com o investidor mirando retornos próximos da Selic, hoje em 10,75% ao ano (data base fevereiro, 2022).

Embora para a maioria o percentual projetado seja interessante, há entre os fundos de crédito um grupo de produtos com potencial ainda maior de retorno, desde que o investidor esteja disposto a abrir mão da liquidez imediata.

Na visão de Davi Fontenele, analista de fundos da XP, um maior cuidado ao analisar a real necessidade de liquidez imediata já seria suficiente para o investidor melhorar a alocação dos recursos.

“Hoje, muitos investidores têm recursos em fundos de crédito privado D0 ou D1, com resgate imediato, mas deixa o recurso lá parado por um ou dois anos. Ele ganharia muito mais se alocasse em produtos de prazo de resgate maior, de 360 dias por exemplo.”

Levantamento realizado pela Economatica a pedido da XP com 88 fundos de crédito privado disponíveis na plataforma da empresa mostra a diferença de rentabilidade dos produtos dependendo do prazo de resgate definido nos regulamentos.

Os fundos D0 analisados renderam em 12 meses, encerrados no final de 2021, 5,29%; no prazo de 24 meses o retorno chegou a 7,23% e em uma janela maior, de 36 meses, saltou a 13,31%.

A análise de fundos de crédito com prazo de resgate maior, D120, D180 e D360, mostrou retornos consistentemente mais elevados nas três janelas.

A valorização foi de 7,95% em 12 meses, quase três pontos percentuais acima de um fundo D0; em 24 meses chegou a 13,01%. A maior diferença ocorreu no prazo de 36 meses, com retorno de 24,41%, quase o dobro da rentabilidade dos produtos de resgate imediato.

Invista nos melhores fundos de crédito: abra uma conta gratuita na XP.

Visão de prazo

Para o executivo da XP, todo investidor pode ter uma parcela de sua carteira em fundos de crédito de prazo mais longo.

“Conhecendo bem a real necessidade de liquidez imediata, todo investidor pode sim alocar recursos em fundos de crédito High Grade, normalmente com prazos menores de resgate, ou High Yield, que são menos líquidos e priorizam na carteira papeis de maior risco de crédito e, portanto, potencial de retorno”, explica Fontenele destacando que além da rentabilidade maior, os fundos de crédito menos líquidos enfrentam melhor turbulências.

O motivo é a natureza dos papeis que compõem as carteiras. Enquanto fundos de resgate imediato compram basicamente debêntures, emissões bancárias e títulos públicos, nos fundos menos líquidos ganham espaço produtos estruturados, como Fidcs, CRI, CRA e debêntures de empresa de capital fechado.

“Como a maioria dos papeis estruturados não sofrem a marcação a mercado, estes fundos não passam por oscilações tão fortes em momentos de estresse no mercado, como ocorreu em 2020.”

No pior momento da crise, entre primeiro de março de 2020 e 30 de abril do mesmo ano, segundo o levantamento da Economatica fundos de crédito D0/D1 registraram retorno negativo de 5,15%, pela presença de muitas debêntures nas carteiras, ainda assim um desempenho bem superior a fundos de ações ou multimercados. Já os fundos de crédito acima de 120 dias para resgate recuaram apenas 0,15%.

O executivo lembra que o principal risco dos fundos de crédito de prazo maior para resgate é o de deterioração do crédito da empresa. Por isto, na visão de Fontenele, é essencial a análise detalhada da qualidade do gestor do produto visando boas escolhas de ativos e de um acompanhamento adequado das empresas emissoras.

“Na XP temos materiais de recomendação que ficam públicos, destacando na categoria de fundos High Yield tanto os gestores como os fundos após passarem pela análise da nossa equipe. Tomando os devidos cuidados, são fundos interessantes para todo perfil de investidor.”

Invista nos melhores fundos com a ajuda da melhor assessoria: abra uma conta gratuita na XP.

Disclaimer: CONTEÚDO PATROCINADO XP INVESTIMENTOS CCTVM S.A. Este material foi elaborado pela XP Investimentos CCTVM S/A (“XP Investimentos” ou “XP”) e tem caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser interpretado como solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. Os prazos, taxas e condições aqui contidas são meramente indicativas. As informações contidas neste material foram consideradas razoáveis na data em que ele foi divulgado e foram obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis. A XP Investimentos não dá nenhuma segurança ou garantia, seja de forma expressa ou implícita, sobre a integridade, confiabilidade ou exatidão dessas informações. Os ativos, operações, fundos e/ou instrumentos financeiros discutidos neste material podem não ser adequados para todos os investidores. Os investidores devem obter orientação financeira independente, com base em suas características pessoais, antes de tomar uma decisão de investimento. A XP Investimentos não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material ou seu conteúdo. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao valor total do capital investido. A XP Investimentos se coloca à disposição para clientes que desejam obter informações, tirar dúvidas ou fazer reclamações por meio de seu Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). O contato do SAC é o telefone 0800 77 20202. A Ouvidoria da XP Investimentos tem a missão de servir de canal de contato sempre que os clientes que não se sentirem satisfeitos com as soluções dadas pela empresa aos seus problemas. O contato pode ser realizado por meio do telefone: 0800 722 3710. Para maiores informações sobre produtos, tabelas de custos operacionais e política de cobrança, favor acessar o nosso site: www.xpi.com.br.

MoneyLab

MoneyLab é o laboratório de conteúdo de marcas do InfoMoney. Publicidade com criatividade e performance a favor de grandes ideias. Publicamos conteúdos patrocinados para clientes e parceiros.